A Fórmula 1 desembarcou no Brasil para o GP de São Paulo da Fórmula 1, que acontece entre sexta (7) e domingo (9).
Mas algumas histórias já movimentam o final de semana antes mesmo de ele começar. Confira quatro assuntos que podem ser destaque da etapa em Interlagos.
Vai chover?
A chuva movimentou as corridas no Brasil nos últimos três anos. Em 2022, ela caiu durante o Q3 e “deu” a pole position para Kevin Magnussen, da Haas — um feito totalmente inesperado.
Já em 2023, o dia virou noite na sexta-feira, mais uma vez na classificação, e a tempestade chegou a derrubar o teto de algumas arquibancadas, causando também grandes transtornos na volta para casa do público.
Por último, em 2024, a chuva fez várias vítimas ao longo de todo o final de semana e levou, inclusive, ao adiamento do quali para o domingo, depois de a pista ter ficado alagada no sábado.
Para este ano, o Climatempo indica chances altas de chuva em todos os dias, mas principalmente no sábado e domingo, com 91% e 84% de probabilidade, respectivamente –mas sem tanta força.
Estreia de Bortoleto no Brasil
Novato em 2025, Bortoleto vai fazer seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 no país em que nasceu.
O piloto já correu em Interlagos uma vez, em um evento de Stock Car em 2022, mas disse estar mantendo as expectativas sob controle para este final de semana.
“Faz alguns anos já que essa corrida aconteceu. Foi uma corrida bem legal, acho que a gente se divertiu e deu para entender um pouquinho da pista. Mas faz muito tempo já, eu acho que não tem como levar muito de base”, afirmou.
Briga pelo título
Três pilotos chegam a São Paulo ainda fortes na disputa pelo título: Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen.
O britânico da McLaren está um ponto a frente do companheiro de equipe, australiano, que está no terceiro ano de Fórmula 1.
Já o tricampeão está a 36 pontos da ponta, mas vem em uma crescente muito forte no campeonato, com três vitórias nas últimas cinco corridas.
Em Interlagos, além dos pontos em jogo no domingo (9), a sprint race realizada no sábado (8) também vale pontos para o campeonato.
Falta de pontos de Colapinto
Após uma experiência difícil em 2024, com colisões na classificação e na corrida principal, Franco Colapinto volta ao Brasil na tentativa de sair do zero no campeonato de pilotos da Fórmula 1.
O argentino é o único que ainda está no grid e não pontuou. Jack Doohan, que correu pela Alpine nas primeiras etapas de 2025 –antes de ser substituído por Colapinto em maio– também não chegou à zona de pontuação.
Essa será a segunda corrida de Colapinto como piloto titular. Ano passado, ele corria pela Williams.

