Lewis Hamilton afirmou nesta quinta-feira (23) que está trabalhando para deixar a Ferrari melhor do que encontrou.
O piloto disse que tem enviado sugestões e se reunido com dirigentes da equipe para discutir desde o desempenho do carro até ajustes no funcionamento interno da organização.
“Se você olhar para a equipe nos últimos 20 anos, eles tiveram pilotos incríveis”, disse Hamilton, citando Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que passaram por Maranello sem conquistar títulos. “Me recuso a deixar que isso aconteça comigo.”
A Ferrari não vence um título de pilotos desde 2007, com Kimi Raikkonen, e não conquista o Mundial de Construtores desde 2008.
Hamilton, 40 anos, sete vezes campeão mundial, ainda não subiu ao pódio com a Ferrari e ocupa a sexta colocação no campeonato. Ele disse que está desafiando todos os setores da equipe para que mudanças sejam implementadas.
“É uma organização enorme, com muitas peças em movimento, e nem todas estão funcionando como deveriam”, afirmou.
Leia mais: F1: Red Bull teme “debandada” na equipe após demissão de Christian Horner
“É por isso que a equipe não teve o sucesso que acho que merece. Então vejo como minha função questionar todas as áreas e todos na equipe, especialmente quem toma as decisões.”
Segundo o piloto, a Ferrari tem recebido bem o feedback. “Se você segue sempre o mesmo caminho, tem os mesmos resultados. Estou apenas questionando certas coisas.”
Hamilton declarou que acredita no potencial da equipe e quer fazer parte de um ciclo vencedor. “É hora da virada”, disse.
“Acredito de verdade que essa equipe pode ganhar vários campeonatos mundiais no futuro. Já tem um legado incrível, mas durante meu tempo aqui, esse é meu único objetivo.”
Com Hamilton e Charles Leclerc — atual quinto colocado —, a Ferrari está em segundo lugar no Mundial de Construtores, com 222 pontos.
A líder McLaren tem 460 pontos. A próxima etapa da Fórmula 1 será neste domingo (28), no Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.