Lewis Hamilton viveu um domingo, 31, totalmente esquecível no quesito esportivo. Após abandonar o GP da Holanda ao bater na curva 3 do Circuito de Zandvoort, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), puniu o heptacampeão mundial em cinco posições no grid de largada para o GP da Itália, em Monza, por não respeitar uma sinalização de bandeiras amarelas duplas na entrada do pitlane.
Depois da corrida, Hamilton chegou a conversar com a repórter Mariana Becker sobre a colisão que o tirou da prova e então só depois foi convocado pelos comissários para justificar o porquê não reduziu a velocidade sob regime de bandeiras amarelas duplas. Na decisão, a entidade justificou:
“Os Comissários ouviram o piloto do carro 44 (Lewis Hamilton), o representante da equipe e revisaram os dados do sistema de posicionamento, vídeo, cronometragem, telemetria, rádio da equipe e imagens de dentro do carro.
Devido à natureza do circuito, o Diretor de Prova havia informado a todos os participantes que a última curva antes da entrada do pit lane teria bandeiras amarelas duplas agitadas. Isso visava garantir a segurança daqueles que estavam no grid e no pit lane.
Leia mais: F1: Com abandonos de Norris e Hamilton, Oscar Piastri vence GP da Holanda
O regulamento exige que qualquer piloto passando por um setor de bandeira amarela dupla “reduza significativamente a velocidade…”. Analisamos a telemetria disponível no sistema da FIA. Também solicitamos que a equipe nos fornecesse seus dados de telemetria. Todo esse processo levou algum tempo, e, por isso, a decisão foi adiada.
Além disso, o Artigo 44.1 exige que todos os pilotos que realizem mais de uma volta de reconhecimento passem pela entrada do pit lane em “velocidade significativamente reduzida”.
Os dados mostraram que o piloto entrou no setor de bandeira amarela dupla aproximadamente 20 km/h mais lento do que em treinos no mesmo ponto, reduziu a aplicação do acelerador entre 10% e 20% e freou 70 metros antes ao entrar no pit lane.
Não consideramos que uma redução de 20 km/h na velocidade em um setor de bandeira amarela dupla constitua uma redução “significativa” de velocidade. Também não consideramos a velocidade de entrada no pit lane como estando “significativamente” reduzida.”
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, para a disputa da 16ª corrida da temporada 2025: O GP de Monza. A segunda corrida mais antiga do calendário da categoria acontece entre os dias 5 e 7 de setembro