A turbulência interna na Red Bull tem levantado dúvidas sobre o futuro de Max Verstappen na Fórmula 1. Com contrato até 2028, o tricampeão mundial viu o clima esquentar nos bastidores após seu pai entrar em rota de colisão com Cristian Horner e até virou alvo da Mercedes depois do anúncio da saída de Lewis Hamilton.
O consultor Helmut Marko falou sobre a situação do holandês na equipe e revelou que a continuidade dele vai depender da performance do carro nas próximas temporadas.
“Max não é do tipo que quer bater os recordes de Michael [Schumacher] ou Lewis [Hamilton]. Ele quer vencer quando está no carro, mas o ambiente precisa ser adequado. Se isso não estiver alinhado, ele pode decidir, de um dia para o outro, que chega”, afirmou.
Leia mais: F1: “Terceiro título é minha única prioridade no momento”, diz Alonso
Leia mais: F1: Pérez descarta aposentadoria no fim da temporada: “Quero muito continuar”
Marko também confirmou que o piloto tem uma cláusula no contrato que permite a saída caso a equipe não entregue um carro capaz de brigar por vitórias.
“A maioria dos grandes pilotos tem cláusulas de saída baseadas em desempenho, e Max também tem. Se não conseguirmos dar a ele um carro competitivo, a saída será algo que ele certamente irá considerar”, explicou.
Verstappen segue na liderança do Mundial de Pilotos e é o grande favorito para levar o título pelo quarto consecutivo. No entanto, ele não vence uma corrida desde junho e já vê a aproximação de Lando Norris, da McLaren. Os dois pilotos estão separados por 52 pontos restando seis etapas para o fim do campeonato.