O campeão mundial, Max Verstappen, conquistou a pole position para o GP do Japão neste sábado (5), surpreendendo a McLaren com uma volta rápida no final para garantir o primeiro lugar no grid pelo quarto ano consecutivo em Suzuka.
O líder do campeonato, Lando Norris, também começará na primeira fileira, em 2º lugar. Já seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, na segunda fila, em 3º, ao lado de Charles Leclerc, da Ferrari, em 4º.
Verstappen marcou o tempo de um minuto e 26.983 segundos, um recorde de volta no circuito e 0,012 segundos mais rápido que o tempo registrado por Norris.
Foi a 41ª pole de Verstappen, mas a primeira do tetracampeão mundial desde o Grande Prêmio da Áustria, em junho do ano passado, embora ele tenha sido o mais rápido na qualificação no final da temporada no Catar, mas recebeu a penalidade de uma posição.
“Tentamos o melhor que podíamos para obter o melhor equilíbrio possível. Não foi fácil, mas em cada sessão tivemos pequenas melhorias”, disse Max Verstappen.
“Isso fez a diferença. A última volta foi simplesmente a todo vapor e é incrivelmente gratificante. Vamos olhar para amanhã e fazer o nosso melhor”, acrescentou o piloto.
“Parabéns ao Max. Ele fez um bom trabalho. É de tirar o chapéu. Você tem que dar crédito a alguém quando é uma volta tão boa”, disse Norris.
“Sinto que tirei tudo do carro. Apenas uma pequena (margem), mas Max fez uma volta incrível”, acrescentou o piloto da McLaren.

O piloto da Mercedes, George Russell, garantiu o 5º, ao lado de seu companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, que mostrou um bom ritmo nos treinos.
“Definitivamente estamos lá ou perto de lutar pelo pódio, talvez não pela vitória”, disse Russell.
“Mas com condições mutáveis, quem sabe?”, completou.
Novato da Racing Bulls, Isack Hadjar, superou um problema no cinto de segurança no início da qualificação e começará a corrida em 7º no grid ao lado do heptacampeão mundial da Ferrari, Lewis Hamilton, em 8º.
“Não é bom o suficiente da minha parte. P8 não é ótimo”, disse o heptacampeão mundial Hamilton.
Leia mais: F1: Piastri domina e vence GP da China com dobradinha da McLaren
Leia mais: F1: Tsunoda aprova adaptação ao RB21 e sonha com pódio em estreia pela Red Bull no Japão
“Charles fez um trabalho incrível. Fomos em direções diferentes com a configuração. Eu realmente amo a chuva, então espero que ela venha amanhã depois de uma qualificação como essa”, acrescentou o inglês.
O japonês Yuki Tsunoda se classificou em 15º lugar para sua primeira corrida no carro da Red Bull após substituir Liam Lawson na semana passada. Lawson começará uma posição à frente dele pela Racing Bulls.
“É uma pena, mas pelo menos o lado positivo é que comecei a entender sobre o carro”, afirmou Tsunoda.
Outro novato que impressionou foi Ollie Bearman, de 19 anos, da Haas, que entrou na terceira sessão de qualificação pela primeira vez e vai começar em 10º lugar na quinta fila, com Alex Albon, da Williams.
“Esta pista é uma alegria”, disse Bearman.
“Eu amei cada momento e o carro estava respondendo a tudo que eu fiz, o que é sempre uma boa sensação. Eu me diverti muito. Acho que podemos ficar no top 10 amanhã”, completou.
Apesar das medidas preventivas empregadas pelos organizadores, a ação foi interrompida pela quinta vez em dois dias por um incêndio na grama na pista na segunda sessão de qualificação.
“[…] com a chuva durante a noite, não acho que será um problema tão grande amanhã”, disse Piastri.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi eliminado ainda no Q1, ficando uma posição atrás do companheiro de equipe, Nico Hulkenberg e três posições da classificação para o Q2.
Com o resultado, o brasileiro vai largar em 17º no GP do Japão. O melhor tempo do brasileiro durante a qualificação foi de 1:28.622.
Resultado e grid de largada

