Max Verstappen, da Red Bull precisou chegar apenas em quinto no GP de Las Vegas, na madrugada deste domingo, 24, para conquistar o seu tetracampeonato consecutivo da Fórmula 1. O holandês terminou a prova na mesma posição em que largou, ficando novamente à frente de Lando Norris, da McLaren, e garantindo o título da temporada da categoria mais importante do automobilismo mundial.
Sem sustos, George Russell partiu da pole e fez valer a posição privilegiada para vencer de ponta a ponta no circuito de rua de Las Vegas, faturando o seu segundo triunfo no ano. Com uma excepcional corrida de recuperação, Lewis Hamilton saiu do décimo lugar no grid para fechar a dobradinha da Mercedes em segundo. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio da etapa, logo à frente de seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, que terminou em quarto.
Leia mais: Sauber anuncia Gabriel Bortoleto, e F1 volta a ter brasileiro em 2025
Em uma prova extremamente apagada para quem ainda tinha chances matemáticas de conquistar o título e era o único piloto com a possibilidade de evitar o tetra antecipado de Verstappen, Norris teve de se contentar com o sexto lugar e foi para uma parada estratégica no final da corrida para trocar os pneus e fazer a volta mais rápida da prova, garantindo assim um ponto a mais para a McLaren na briga pelo Mundial de Construtores. Oscar Piastri, também da equipe de Woking, terminou a corrida em sétimo.
Com mais duas belas performances, Nico Hulkenberg, da Haas, e Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, chegaram em oitavo e nono, respectivamente, com o japonês mostrando novamente que merece uma chance de ser testado para o lugar de Sergio Péres na Red Bull. O mexicano, aliás, completou o top 10 da prova nesta madrugada pelas ruas da Cidade do Pecado.
“Esta foi uma temporada desafiadora, é incrível ser tetracampeão”, diz Verstappen após título em Vegas
Max Verstappen entrou definitivamente para a história da Fórmula 1 ao conquistar o tetracampeonato da categoria na madrugada neste domingo, 24, após chegar em quinto no GP de Las Vegas. Com o resultado, o holandês entrou para uma seleta lista de pilotos com quatro títulos da F1, igualando-se a Sebastian Vettel e Alain Prost. Sem falar em Juan Manuel Fangio, com cinco, e Lewis Hamilton e Michael Schumacher, ambos com sete.
E Verstappen tem a exata dimensão do que alcançou nas ruas de Las Vegas. “Eu estava feliz apenas por estar [na F1], sonhando com possíveis vitórias ou subindo ao pódio, todas as coisas normais que são muito difíceis de alcançar, e então começar essa jornada depois de alguns anos difíceis, continuamos tentando, e então começar a correr com um conceito, e estar aqui como um tetracampeão mundial é incrível”, afirmou o piloto da Red Bull.
Apesar de ter começado a temporada de forma dominante mais uma vez, a conquista do título de 2024 esteve longe de ser o passeio que foi no ano passado, e Max enfrentou um jejum de dez corridas sem vitória e viu Lando Norris, da McLaren, surgir como uma real ameaça ao seu tetracampeonato, mas que não se concretizou no final das contas.
Leia mais: F1: Verstappen admite que pode deixar a Fórmula 1 em 2028
“Foi uma temporada muito desafiadora, acho que também como pessoa às vezes, foi muito desafiador e eu tive que ficar calmo, mas esta temporada me ensinou muitas lições das quais tenho muito orgulho, e como lidamos com isso como uma equipe, isso a torna muito especial”, falou Verstappen.
“Foi uma temporada longa, começamos incríveis, mas então tivemos uma fase difícil, mas nos mantivemos juntos como equipe, continuamos trabalhando nas melhorias e conseguimos”, disse ele.
Com o título garantido, Verstappen fez questão de agradecer e reconhecer o trabalho da equipe depois dos altos e baixos ao longo do ano.
“Estou orgulhoso do que todos fizeram por mim, e estar aqui como um tetracampeão mundial é algo que nunca pensei que fosse possível, estou aliviado, mas também muito orgulhoso.
“Para a equipe, o que posso dizer? Quero dizer, passamos por muita coisa juntos e todos esses altos que estamos alcançando agora são muito, muito especiais para fazer isso com todas as pessoas que temos aqui na pista e na fábrica, que estão continuamente se esforçando para me dar o carro para lutar por um título e fazer isso quatro vezes seguidas é muito especial”, finalizou o tetracampeão.