Em uma prova morna marcada pelo jogo de estratégia, Max Verstappen fez tudo o que podia para conquistar o pentacampeonato, faturou a pole do GP de Abu Dhabi e venceu a corrida deste domingo, 7, mas nem mesmo o excelente desempenho do piloto da Red Bull foi capaz de impedir o primeiro título mundial de Lando Norris, da McLaren. Líder do campeonato, o britânico correu com o regulamento embaixo do braço, chegou em terceiro e garantiu a posição que o tornaria pela primeira vez campeão da Fórmula 1.
Em segundo lugar ficou Oscar Piastri, também da McLaren, que tinha chances remotas de brigar pelo título e acabou indo à pista do Circuito de Yas Marina mais como uma peça no tabuleiro do xadrez jogado entre Red Bull e a equipe de Woking do que propriamente como um real candidato ao troféu.
Com o resultado deste domingo, Norris terminou o campeonato com 423 pontos, dois a mais do que Verstappen, com 421. Após liderar boa parte da temporada, Piastri encerrou o ano em terceiro na classificação geral, com 410 pontos.
Campeã antecipada entre os construtores, este é o primeiro título da McLaren no Mundial de Pilotos desde 2008, quando Lewis Hamilton se sagrou campeão.
O top 10 em Abu Dhabi
Com ótimo ritmo na corrida, Charles Leclerc colocou a Ferrari em quarto, à frente de George Russell, da Mercedes, em quinto, Fernando Alonso, da Aston Martin, em sexto, e Esteban Ocon, da Haas, em sétimo.
Depois de largar em 16º, Lewis Hamilton escalou o pelotão e fez uma impressionante prova de recuperação para terminar em oitavo, após uma temporada de estreia frustrante para o heptacampeão na Ferrari.
Nico Hülkenberg, da Sauber, e Lance Stroll, da Aston Martin, completaram o top 10 em nono e décimo, respectivamente, após punição a Oliver Bearman, da Haas.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, não pontuou por pouco na última corrida do ano. Após um bom fim de semana nos treinos em Abu Dhabi, Bortoleto terminou na 11ª posição.

