Lando Norris novamente fez uma largada ruim partindo da pole position, mas desta vez o piloto da McLaren se recuperou e conseguiu vencer o GP da Holanda de Fórmula 1 neste domingo, 25, chegando ao seu segundo triunfo na temporada e na carreira.
Norris não escondeu seu contentamento com o resultado e era só elogios ao carro da McLaren.
“É uma sensação incrível mais uma vez. Não diria que foi uma corrida perfeita por causa da largada novamente, mas depois o ritmo foi muito forte, o carro estava inacreditável hoje. Eu consegui ficar confortável, consegui forçar e passar Max, que era o principal, e simplesmente seguir em frente. Honestamente, uma corrida bem objetiva, ainda difícil, mas muito agradável”, falou o piloto, que largou na pole, mas foi ultrapassado por Verstappen logo na saída.
Apesar de mais uma largada desastrosa, Norris manteve a calma e tomou a ponta na volta 18 das 72 disputadas no circuito de Zandvoort. A partir daí, foi uma corrida tranquila até a vitória, que Lando soube que seria possível ainda no início da prova.
“Desde bem cedo, na verdade, provavelmente na volta 5, 6, 7”, contou. “Eu esperava que Max começasse a forçar [o ritmo] e conseguisse uma pequena vantagem, mas ele não fez isso, então a partir daquele ponto eu soube que estávamos em uma boa luta.”
Leia mais: F1: Norris faz a pole na Holanda e encerra hegemonia de Verstappen
“Mas ele parecia continuar caindo e meu ritmo estava melhorando, então é uma sensação boa dentro do carro, especialmente quando eu o passei. Eu pude ficar confortável, pude forçar, tive ar limpo e isso é sempre uma grande ajuda”, comemorou Norris.
Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio no circuito de Zandvoort. Esta é a sétima vez que o monegasco chega entre os três primeiros colocados neste ano.
Para comprovar o excelente momento da McLaren, Oscar Piastri fez mais uma boa corrida e chegou em quarto, seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, em quinto, e Sergio Pérez, da Red Bull, em sexto.
A dupla da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, terminou em sétimo e oitavo, respectivamente. Enquanto Pierre Gasly, da Alpine, em nono, e Fernando Alonso, da Aston Martin, em décimo, fecharam o top 10.
Com o resultado deste domingo, Norris chegou a 225 pontos e agora está a 70 do líder Verstappen. No mundial de construtores, a McLaren está com 404 e diminuiu a vantagem da Red Bull para apenas 30 pontos.