A confirmação do tetracampeonato de Max Verstappen na Fórmula 1 parece ser apenas questão de tempo. O cenário que parecia complicado em Interlagos, com o líder do campeonato largando em 17º e Lando Norris na pole position, mudou completamente após a vitória épica do holandês no GP de São Paulo.
O tricampeão abriu 62 pontos de vantagem para Norris, que cruzou a linha de chegada apenas em sexto lugar na capital paulista. Restam agora apenas três etapas para o fim do campeonato, e a primeira chance para Verstappen garantir o título será no GP de Las Vegas, no dia 24 de novembro.
Leia mais: F1: Verstappen dá show em Interlagos e vence GP de São Paulo após largar em 17º
Leia mais: F1: Sainz vence prova agitada no México; Norris aproveita erro de Leclerc e chega em segundo
Com 86 pontos ainda em jogo (26 em Las Vegas, 34 no Catar e 26 em Abu Dhabi), Verstappen precisa encerrar a corrida norte-americana com pelo menos 60 pontos de folga para comemorar o título. Como a vantagem atual é de 62 pontos, ele só ficará sem o troféu se o Norris fizer três pontos a mais que ele.
Caso a vantagem seja exatamente de 60 pontos, Norris conseguiria no máximo empatar a pontuação de Verstappen nas duas etapas finais. Nesse caso o holandês levaria a melhor pelo maior número de vitórias no critério de desempate.
Verstappen encaminhou o quarto título consecutivo com uma atuação brilhante em Interlagos. O holandês escalou o pelotão em meio ao caos da prova chuvosa e cruzou a linha de chegada com quase 20 segundos de vantagem para Esteban Ocon, da Alpine. O piloto da Red Bull encerrou um jejum de 10 corridas sem vitória na temporada e chegou a 393 pontos contra 331 de Norris.