Em uma corrida marcada por discussões entre pilotos e equipes via rádio, Oscar Piastri acabou faturando o GP da Hungria e conquistando a sua primeira vitória na Fórmula 1, neste domingo, 21, em Budapeste.
O australiano liderou a dobradinha da McLaren, que ainda teve Lando Norris em segundo, após devolver a liderança da prova para o companheiro de equipe, não sem antes uma longa discussão com seu engenheiro durante as voltas finais.
A McLaren quase conseguiu estragar a vitória de Piastri. O piloto de 23 anos largou melhor que Norris, que partia da pole, assumiu a liderança e fazia uma prova relativamente tranquila, quando a equipe resolveu fazer um undercut e chamou o britânico antes para o box. Depois de muita conversa pelo rádio, Lando foi convencido, ou seria melhor dizer obrigado, a devolver a posição para o parceiro. O que acabou causando um anticlímax para Oscar.
Com mais um bom desempenho, Lewis Hamilton, da Mercedes, cruzou a linha de chegada em terceiro e alcançou mais uma marca impressionante na carreira ao somar 200 pódios em seus anos de F1.
Em um momento que lembrou a disputa do título de 2021, o heptacampeão viu Max Verstappen passar por cima da roda dianteira do W15 quando o holandês tentava ultrapassá-lo na briga pelo terceiro lugar. Com o incidente, o piloto da Red Bull foi superado por Charles Leclerc, da Ferrari, e terminou em quinto, atrás do monegasco. Verstappen teve uma corrida conturbada, e passou a reclamar bastante pelo rádio com seu engenheiro, Gianpiero Lambiase.
Companheiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz ficou em sexto, seguido de Sergio Pérez, que, apesar de estar com contrato recém-renovado, vê seu futuro na Red Bull cada vez mais incerto.
George Russell teve um fim de semana discreto e não ficou na oitava posição com a sua Mercedes. Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, terminou em nono e mais uma vez se colocou na zona de pontuação. Lance Stroll, da Aston Martin, fechou o top 10.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana para a etapa da Bélgica, a última antes das férias de meio de ano da categoria.
Confira a classificação completa do GP da Hungria:
X/Formula 1