A Red Bull confirmou nesta quarta-feira, 1º, a saída do projetista Adrian Newey depois de quase 20 anos. A informação já era especulada pela imprensa internacional desde a semana passada.
Newey chegou à equipe austríaca em 2006 foi fundamental no grande sucesso do time nos últimos anos na Fórmula 1. Os carros projetados pelo britânico renderam seis títulos do Mundial de Construtores e sete de Pilotos, quatro com Sebastian Vettel e três com Max Verstappen.
De acordo com o comunicado divulgado pela Red Bull, Newey deixará sua função de diretor técnico no primeiro trimestre de 2025. Até lá, ele vai se afastar das funções de design da Fórmula 1 para “se concentrar no desenvolvimento final e na entrega do primeiro hipercarro da Red Bull, o tão aguardado RB17”. Ele acompanhará este projeto até sua conclusão e continuará participando de corridas específicas até o final da temporada de 2024.
Leia mais: F1: Hulkenberg deixa Haas e assina com a Sauber para 2025
Veículos da mídia internacional noticiaram que o designer teria ficado incomodado com a queda de braço envolvendo Christian Horner e Helmut Marko. A disputa interna ganhou ainda mais holofotes após a denúncia de uma funcionária da equipe contra Horner por comportamente inapropriado, que gerou um clima tenso nos bastidores.
“Desde que eu era menino, queria ser um designer de carros velozes”, disse Newey. “Meu sonho era ser engenheiro na Fórmula 1 e tive a sorte de tornar esse sonho realidade. Por quase duas décadas foi uma grande honra ter desempenhado um papel fundamental no progresso da Red Bull Racing, de novata a equipe vencedora de vários títulos”.
“No entanto, sinto que agora é um momento oportuno para entregar esse bastão a outros e buscar novos desafios para mim. Nesse ínterim, os estágios finais de desenvolvimento do RB17 estão sobre nós, então, pelo resto do meu tempo com a equipe meu foco estará lá”, acrescentou.
O chefe de equipe Christian Horner elogiou a influência de Newey no time de Milton Keynes e o descreveu como uma “verdadeira lenda”.
“Todos os nossos melhores momentos dos últimos 20 anos vieram com a mão de Adrian no leme técnico. Sua visão e brilhantismo nos ajudaram a conquistar 13 títulos em 20 temporadas. Os últimos 19 anos com Adrian foram muito divertidos. Para mim, quando Adrian ingressou na Red Bull, ele já era um designer superstar. Duas décadas e 13 campeonatos depois, ele sai como uma verdadeira lenda”, acrescentou.
O futuro de Adrian Newey na Fórmula 1 ainda não foi confirmado. Rumores apontam um possível acerto com a Ferrari, que passa por uma reformulação e contará com a chegada de Lewis Hamilton na próxima temporada.