George Russell, da Mercedes, foi desclassificado por causa de uma irregularidade no carro e perdeu a vitória conquistada neste domingo, 28, no GP da Bélgica da Fórmula 1.
De acordo com a vistoria técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o carro do piloto inglês estava 1,5kg abaixo do peso mínimo determinado pelo regulamento da categoria.
Leia mais: F1: Haas anuncia Ocon como parceiro de Bearman em 2025
Leia mais: F1: Piastri fatura o GP da Hungria e conquista primeira vitória
“Após a corrida, o carro número 63 (George Russell) foi pesado e seu peso era de 798,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo Artigo 4.1 do regulamento técnico. Depois disso, o combustível foi drenado do carro e 2,8 litros de combustível foram removidos. O carro não havia sido totalmente drenado de acordo com o procedimento de drenagem. O carro foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA e o peso foi de 796,5 kg. A calibração das balanças interna e externa foi confirmada e testemunhada pelo competidor”, informou a FIA.
“Durante a audiência, o representante da equipe confirmou que a medida estava correta e que todos os procedimentos necessários foram performados corretamente. A equipe também reconheceu que não haviam circunstâncias mitigantes, e que foi um erro genuíno da equipe”, acrescentou o texto
Chefe da Mercedes comenta decisão
Antes mesmo da confirmação, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, já sugeria que a equipe aceitaria a decisão, mesmo sabendo que seria uma notícia difícil para Russell.
“Temos que aceitar isso se os comissários decidirem contra nós”, disse Wolff. “É o que é, o erro aconteceu Temos que aprender com isso. Obviamente, para Russell, é um golpe enorme”, concluiu Wolff.
Com a eliminação de Russell, a vitória ficou com Lewis Hamilton, também da Mercedes, que chegou ao 105º triunfo na história da F1 e ampliou ainda mais seu recorde. Oscar Piastri, da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari, foram promovidos ao pódio em segundo e terceiro, respectivamente. E todos os pilotos que terminaram a prova subiram uma posição.