George Russell foi o grande vencedor do GP da Áustria neste domingo, 30, em Spielberg. O piloto da Mercedes vinha em terceiro e contou com a colisão entre Lando Norris, da McLaren, e Max Verstappen, da Red Bull, que brigavam pela liderança, para conquistar a sua segunda vitória na Fórmula 1.
Esta também foi a primeira vitória da Mercedes desde o GP de São Paulo de 2022, vencido também por Russell. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completaram o pódio no Red Bull Ring.
Após uma largada sem problemas partindo da pole position, parecia que Verstappen rumava para mais uma vitória sem sustos, durante a maior parte da corrida. O tricampeão, no entanto, começou a reclamar de problemas com o carro e viu Norris se aproximar cada vez mais. Após um raro pit stop lento da Red Bull, a distância entre os dois caiu para menos de dois segundos e o britânico partiu decidido a ultrapassar na volta 64, mas o holandês jogou durou e os dois se chocaram. Max foi para o box trocar o pneu furado e Lando acabou sendo obrigado a abandonar. Com isso, a vitória caiu no colo de Russell, que precisou apenas conduzir a Mercedes até a linha de chegada para completar as 71 voltas da prova.
Verstappen ainda voltou para a pista e terminou a prova em quinto, atrás do heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, que terminou em quarto lugar.
Em um dia para comemorar, a Haas colocou seus dois pilotos na zona de pontuação. Nico Hulkenberg chegou em sexto e Kevin Magnussen, em oitavo. Os companheiros de equipe foram separados por Sergio Pérez, da Red Bull, que ficou em sétimo.
Em um momento em que precisa muito de uma sobrevida, Daniel Ricciardo, da Racing Bulls, conseguiu fechar a corrida em nono. Pode não ser suficiente para mantê-lo na F1, mas serve como um tipo de resposta para Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, que na semana passada falou que o australiano seria substituído por Liam Lawson.
Pierre Gasly fechou o top 10 após mais uma corrida em que teve confronto direto com seu companheiro de Alpine, Esteban Ocon.
Confira como ficou a classificação final do GP da Áustria:
X/Fórmula 1