Com uma prova muito bem controlada, Max Verstappen venceu o GP da Espanha de Fórmula 1 neste domingo, 23, e chegou ao seu sétimo triunfo na temporada. O piloto da Red Bull se aproveitou da estratégia perfeita da equipe, somada à sua capacidade de poupar pneus no final da prova, para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
Mesmo largando na pole e tentando alcançar Verstappen nas últimas voltas, Lando Norris, da McLaren, terminou em segundo no circuito de Barcelona. Apesar de uma possível frustração com o resultado, o britânico assumiu o segundo lugar no mundial de pilotos, atrás apenas do holandês, que lidera o campeonato.
O heptacampeão Lewis Hamilton voltou a sorrir ao fim de uma corrida após chegar em terceiro. Este foi apenas o primeiro pódio do piloto da Mercedes na atual temporada.
Leia mais: F1: Verstappen supera Norris e vence GP do Canadá
Leia mais: F1: Sainz promete definir futuro em breve: “Quero acabar com isso”
Companheiro de Hamilton, George Russell fez uma largada espetacular, partindo de quarto no grid para assumir a ponta ao se aproveitar da disputa entre Norris e Verstappen. O britânico, no entanto, perdeu a ponta para o holandês e, no final, o terceiro lugar para o parceiro de Mercedes.
Sem condições de brigar pelo pódio na Espanha, os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, terminaram em quinto e sexto, respectivamente. Eles foram seguidos por Oscar Piastri, da McLaren, que fez uma prova discreta e ficou em sétimo.
Com mais um desempenho decepcionante, Sergio Pérez, da Red Bull, terminou em oitavo, novamente contrastando com a atuação de seu companheiro de equipe.
Em um momento crítico para a Alpine, seus pilotos, Pierre Gasly e Esteban Ocon, completaram o top 10 em nono e décimo, respectivamente, fechando a zona de pontuação.
Veja como ficou a classificação final do GP da Espanha:
X/Formula 1