A Williams anunciou nesta terça-feira, 27, que Franco Colapinto – que faz parte da academia de pilotos da equipe e está na Fórmula 2 – irá substituir Logan Sargeant no restante da temporada 2024 da Fórmula 1 a partir do GP da Itália, já neste fim de semana. O argentino será parceiro de Alex Albon.
Colapinto, que ingressou na Williams Racing Driver Academy no início de 2023, fez sua estreia na F1 com a equipe no treino livre 1 para o GP da Grã-Bretanha deste ano, tendo o seu primeiro contato com o FW46.
Aos 21 anos, Colapinto venceu corridas em diversas categorias do automobilismo júnior e estava em sua segunda temporada na F2, ocupando a sexta posição na classificação de 2024, com uma vitória e dois segundos lugares.
O piloto argentino será o primeiro do seu país na F1 em 23 anos, desde as últimas aparições de Gastón Mazzacane pela Prost em 2001, e o segundo argentino a competir pela Williams, depois de Carlos Reutemann.
No comunicado oficial, a Williams agradeceu a Logan Sargeant pelo “trabalho árduo e contribuição ao longo das últimas duas temporadas” e afirmou que ele “continuará na família Williams”.
Leia mais: F1: Norris encerra hegemonia de Verstappen e fatura o GP da Holanda
Leia mais: F1: Alpine anuncia Jack Doohan como seu piloto para temporada 2025
Essa mudança ocorre após uma fase particularmente desafiadora para o norte-americano, que sofreu um acidente com o carro atualizado da Williams no GP da Holanda, no último fim de semana, pouco tempo depois de ser anunciado que Carlos Sainz irá substituí-lo no próximo ano.
“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams, é a realização de um sonho. A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar ao topo, e estou ansioso para fazer parte disso. Entrar na F1 no meio da temporada será um enorme desafio de aprendizado, mas estou pronto para isso, e estou totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex e a equipe para tornar isso um sucesso”, celebrou Colapinto.
Chefe da Williams, James Vowles falou sobre a troca de pilotos da equipe.
“Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos de ânimo leve, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada. Acabamos de trazer uma grande atualização para o carro e precisamos maximizar cada oportunidade de pontuar em uma disputa de meio de grid extremamente apertada”, disse ele.
“Também acreditamos em investir em nossos jovens pilotos na Williams Racing Driver Academy, e Franco está recebendo uma oportunidade fantástica de mostrar do que é capaz nas últimas nove corridas da temporada. Isso é, sem dúvida, extremamente difícil para Logan, que deu tudo de si durante seu tempo com a Williams, e queremos agradecê-lo por todo o seu esforço e atitude positiva”, completou.
“Logan continua sendo um piloto talentoso e vamos apoiá-lo em sua carreira no automobilismo. Sei que Franco tem uma grande velocidade e potencial imenso, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1”, encerrou Vowles.