Com o fim da primeira fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as 18 equipes já classificadas para o mata-mata da Série D, do Campeonato Brasileiro. Nesta 14ª rodada, os 28 times que ainda sonham com uma vaga terão suas chances.
Em cada grupo da Série D, os quatro melhores colocados se garantem na próxima fase da competição nacional. As partidas têm início no sábado (22), às 11 horas, e se estendem até a noite de domingo (23).
Leia também: Série B do Campeonato Amazonense inicia na próxima quinta-feira (20)
Pelo critério estabelecido, o líder do grupo A1 enfrenta o quarto colocado do grupo A2, tal como o primeiro lugar do grupo A2 terá pela frente o clube que ficou com a última vaga do grupo A1, e assim por diante. Além disso, os segundos e terceiros colocados dos grupos disputam a classificação para a fase seguinte.
Grupo A1: 3 equipes na briga
Nacional (AM), Tuna Luso e Águia de Marabá (ambos do Pará) estão garantidos e aguardam a resolução de Humaitá (AC), Princesa do Solimões (AM) e São Raimundo (RR), que ainda estão na disputa.
Na última rodada, enfrentam-se Humaitá e São Raimundo, em Rio Branco, no Acre, enquanto que o Princesa do Solimões recebe o Águia de Marabá, em Manacapuru, Amazonas.
Grupo A2: Confronto direto decide a vaga
Com a melhor campanha da Série D, o Ferroviário (CE) é líder do grupo, seguido por Maranhão (MA) e Atlético Cearense (CE) como as equipes que avançaram de fase antecipadamente.
Na briga pela última vaga, Tocantinópolis (TO) e Parnahyba (PI) se enfrentam, na casa da equipe do Tocantins. Um empate classifica os piauienses, que precisam evitar a vitória da equipe mandante.
Grupo A3: Dois paraibanos garantidos
Nacional e Sousa, os dois da Paraíba, são os únicos classificados e podem ser acompanhados por Pacajus (CE), Potiguar (RN) ou Santa Cruz (PE).
O Pacajus encara o Campinense (PB) fora de casa. Já o Potiguar (RN) joga contra o Nacional diante de seus torcedores e o Santa Cruz tem embate com o Iguatu (CE), longe do estádio Arruda.
Grupo A4: 6 clubes têm chance
À exceção do líder e do vice-líder, Retrô (PE) e Bahia de Feira (BA), todos os integrantes sonham com a vaga: Asa (AL), Falcon e Sergipe (ambos de Sergipe), Atlético (BA), Cruzeiro (AL) e Jacuipense (BA). A 14ª rodada será recheada de confrontos diretos.
Atlético e Cruzeiro vão a campo, com mando da equipe baiana. Em Arapiraca, Alagoas, o Asa terá pela frente o Jacuipense, e o Retrô enfrenta o Falcon. Por fim, o Sergipe busca a vaga contra o Bahia de Feira.
Grupo A5: Anápolis, Brasiliense e União lutam pela classificação
Ceilândia (DF) e Operário CEOV (MT) são os times classificados do grupo, que ainda têm Anápolis (GO), Brasiliense (DF) e União (MT) na disputa pelas posições no G-4.
O Real Ariquemes será o adversário do Anápolis, em Ariquemes, Rondônia. No estádio Boca do Jacaré, o Brasiliense terá missão difícil diante do Operário CEOV, enquanto que o União será o anfitrião do jogo contra o Interporto (TO).
Grupo A6: 3 times em busca de uma vaga
Portuguesa (RJ), Atlhetic e Democrata, de Minas Gerais, fazem parte do grupo dos classificados para a próxima fase. Além destes, Santo André (SP), Vitória (ES) e Resende (RJ) brigam pela última vaga.
Nesta segunda-feira (17), Democrata e Resende fazem o último jogo válido pela 13ª rodada.
Na 14ª rodada, o Santo André entra em campo com o Democrata, na casa dos paulistas. Em mais um confronto direto, Resende e Vitória (ES) se enfrentam no estádio do Trabalhador, no Rio.
Grupo A7: Patrocinense e Maringá à frente
Com os classificados Patrocinense (MG) e Maringá (PR), restam duas vagas a quatro candidatos: Inter de Limeira (SP), Crac (GO), Ferroviária (SP) e XV de Piracicaba (SP).
Com o torcedor a seu favor, a Inter de Limeira entra em campo contra o Patrocinense. O Operário (MS) será o adversário da Ferroviária, assim como o Crac vai em busca de avançar de fase diante do Cascavel. Já o XV precisa pegar um avião com destino à Maringá para enfrentar o time da cidade, segundo colocado do grupo.
Grupo A8: Equilíbrio
Apenas o Hercílio Luz (SC) está garantido para o mata-mata da Série D. No restante do grupo, Caxias (RS), Sãojoseense (PR), Camboriú (SC), Concórdia (SC) e Brasil de Pelotas (RS) tentam as últimas três vagas. O equilíbrio é tamanho que a distância do 6º colocado para o vice-líder é de três pontos.
*Edição: Artur Mamede, com informações da CBF