O brasileiro Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1, irá correr pela equipe Andretti Global na Fórmula E a partir de dezembro, conforme anunciado pela equipe nesta quarta-feira (24).
A estreia do piloto na categoria de carros elétricos acontecerá na abertura da 12ª temporada da Fórmula E, marcada para o dia 6 de dezembro, em São Paulo. Essa será sua primeira corrida competitiva no Brasil desde seus tempos de kart, há mais de uma década.
Na Andretti, Drugovich fará dupla com o britânico Jake Dennis, campeão mundial da Fórmula E na temporada 2022-2023.
O piloto brasileiro traz para a equipe Andretti Formula E seu histórico vencedor de campeonatos e ampla experiência internacional no automobilismo em competições de monopostos e carros esportivos, com destaque para a campanha dominante no Campeonato de Pilotos da Fórmula 2 de 2022, na qual Drugovich conquistou cinco vitórias, 11 pódios e terminou com 101 pontos de vantagem sobre seu rival mais próximo.
Desde 2022, Drugovich, de 25 anos, atua como piloto reserva da equipe Aston Martin. Apesar de participar de treinos livres, o brasileiro não chegou a substituir nenhum piloto em corridas oficiais.
Ele também ganhou experiência em campeonatos de endurance nas 24 Horas de Le Mans e na IMSA com a Cadillac Racing, ao mesmo tempo em que demonstrou sua velocidade na Fórmula E ao liderar o Teste de Novatos de Berlim de 2023 e marcar pontos em sua estreia no E-Prix Hankook de Berlim de 2025.
Drugovich se torna o primeiro piloto brasileiro a correr pela Andretti Formula E, juntando-se a uma rica linhagem de talentos brasileiros que competiram na categoria, incluindo o campeão inaugural Nelson Piquet Jr., Bruno Senna, Felipe Massa e o campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi.
Andretti na Fórmula E
A Andretti compete no campeonato totalmente elétrico desde a temporada inaugural 2014-15. Durante esse período, a equipe conquistou 11 vitórias, 39 pódios, 14 pole positions, 446 voltas lideradas e 1.369 pontos no campeonato.
“Estou muito feliz em anunciar que vou me juntar à Andretti Formula E, e estou muito animado com o que está por vir. Minha equipe e eu estamos em contato com a Andretti desde que ganhei o título da Fórmula 2, então é ótimo que tenhamos conseguido manter contato todo esse tempo para finalmente termos a oportunidade de trabalhar juntos”, começou Drugovich.
“Fiquei muito tempo sem correr, então estou incrivelmente motivado para voltar às pistas. Significa muito saber que vou competir em todas as sessões e não apenas servir como reserva, como fiz nos últimos anos. Sou muito grato a toda a organização Andretti Global por acreditar no meu potencial e por me apoiar tanto”.
“Estou focado, motivado e animado com o futuro, e sei que a Andretti tem todas as ferramentas necessárias para que eu alcance o sucesso. Estou confiante de que este novo capítulo juntos será memorável”, finalizou.
A equipe Andretti Global faz parte do grupo TWG Motorsports, que também é proprietário da equipe Cadillac de Fórmula 1, com estreia prevista para a próxima temporada.