O piloto mais experiente da Fórmula 1, Fernando Alonso, afirmou que é mais provável que se aposente no próximo ano caso a Aston Martin tenha uma temporada competitiva.
O bicampeão mundial completará 45 anos em julho de 2026 e terá seu contrato encerrado justamente em uma temporada marcada por mudanças técnicas significativas, com a entrada de uma nova geração de motores e a parceria da equipe britânica com a Honda.
“Se as coisas correrem bem, acho que será um ótimo momento para parar”, disse o espanhol em entrevista publicada no site oficial da equipe. “Tenho buscado um carro competitivo e corridas competitivas por muitos, muitos anos. Se eu tiver isso, será uma forma muito boa de encerrar minha carreira. Digamos que, se formos competitivos, há mais chance de eu parar. Se não formos, será muito difícil desistir sem tentar de novo.”
Alonso não vence uma corrida desde o Grande Prêmio da Espanha de 2013, quando defendia a Ferrari. Seus títulos mundiais vieram em 2005 e 2006, pela Renault.
O espanhol chegou à Aston Martin em 2023, vindo da Alpine, equipe controlada pela Renault, após uma passagem pela McLaren. Atualmente, o time conta com o renomado projetista Adrian Newey, multicampeão na categoria.
Além da Fórmula 1, Alonso é bicampeão das 24 Horas de Le Mans com a Toyota e já disputou a tradicional Indy 500 e o Rally Dakar.