A Fifa anunciou nesta quarta-feira, 15, que vai organizar o primeiro Mundial de Clubes de futebol feminino entre janeiro e fevereiro de 2026. A sede da competição anda não foi definida.
A decisão foi anunciada durante o Conselho da entidade realizado em Bangkok, na Tailândia. O plano é realizar o evento a cada quatro anos com 16 equipes, mas os critérios de classificação ainda não foram anunciados.
Leia mais: Fifa e Conmebol assinam documento por jogos da Copa do Mundo de 2030
A Conmebol já indicou que espera contar com quatro vagas no novo torneio. O Brasil tem dominado o futebol sul-americano nos últimos anos e conquistou os últimos cinco títulos da Libertadores. No ano passado, o clássico entre Corinthians e Palmeiras decidiu o título, com as Brabas do Timão levando a melhor.
Durante a reunião, Gianni Infantino também anunciou mudanças no calendário feminino com o intuito de respeitar o descanso e a vida pessoal das atletas.
“[As novas regras] Reconhecem as dimensões físicas, psicológicas e sociais no caso de incapacidade de prestar serviços de emprego devido a menstruação intensa ou complicações médicas relacionadas com a gravidez”, explicou o presidente da Fifa. “[Vamos] Incentivar as associações a facilitar o apego e o equilíbrio emocional das jogadoras com as suas famílias durante as partidas internacionais pelas seleções”.