A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (8), que recebeu uma autorização da Fifa para divulgar áudios e vídeos de decisões tomadas pela arbitragem mesmo em lances que não ocorreu a revisão na cabine do VAR.
A atitude foi tomada após a polêmica arbitragem do confronto entre São Paulo e Palmeiras, válido pela 27ª rodada do Brasileirão, que ocorreu no último domingo (5). O material será disponibilizado em até 24 horas após o término do jogo.
“Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro, mexendo em questões que havia décadas demandavam mudanças. A arbitragem está entre essas prioridades”, falou Samir Xaud, presidente da CBF.
“Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas, integrando um plano de ação que já vem sendo elaborado desde que assumimos a CBF”, completou.
De acordo com o comunicado da CBF, a autorização da Fifa é algo inédito no futebol internacional. A entidade também afirma que é a única federação nacional a divulgar todos os lances que passam por revisão no monitor.
“Sempre consultamos a FIFA em questões que fogem à rotina: regras, resoluções, protocolos ou determinações da própria IFAB/FIFA. Nessa consulta argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação, para fins de instrução e transparência”, explicou Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade.
O Brasileirão retornará na próxima quarta-feira (15), com sete jogos abrindo a 28ª rodada. Antes, no sábado (11), Palmeiras e Juventude se enfrentam no Allianz Parque, às 19h (de Brasília), pelo duelo atrasado da 12ª rodada.