A novela terminou: Lucas Paquetá está oficialmente de volta ao Flamengo. O jogador, que deixou o time em 2018, retorna como reforço mais caro da história do clube e do futebol brasileiro.
O meio-campista deixa o West Ham, da Inglaterra, após ser negociado por 42 milhões de euros (R$ 260 milhões) pelo clube carioca. O contrato assinado por Paquetá é de cinco anos.
O jogador de 28 anos estava afastado dos últimos compromissos do West Ham. O meia apresentou um desconforto nas costas e acabou sendo poupado de treinos e partidas. Além disso, seu desejo de retornar ao Brasil, comunicado ao clube inglês, contribuiu para a decisão de ficar longe dos gramados.
A previsão é que Paquetá desembarque no Brasil ainda nesta semana, entre quinta e sexta-feira. Se seu registro for publicado no BID da CBF até sexta, ele estará apto a fazer sua estreia pelo Flamengo já no domingo, diante do Corinthians, na final da Supercopa do Brasil.
Esta é a terceira contratação do Rubro-Negro na atual janela de transferências, após as chegadas do zagueiro Vitão, ex-Internacional, e do goleiro Andrew, que defendia o Gil Vicente.
Paquetá no West Ham
Na temporada 2025-2026, o jogador participou de 19 partidas pelo West Ham, marcando cinco gols e distribuindo uma assistência. Sua última aparição foi em 6 de janeiro, na derrota para o Nottingham Forest, tendo sido titular em grande parte dos jogos do time inglês.
Trajetória no Flamengo
Revelado nas categorias de base do Flamengo, Paquetá estreou pelo time principal em 2016, consolidando-se entre os titulares em 2017. Em janeiro de 2019, se transferiu para o Milan, passando posteriormente pelo Lyon antes de chegar ao West Ham, em 2022.
Na última coletiva de imprensa, concedida antes da transferência para o Milan, Paquetá já havia reforçado a vontade de voltar um dia.
“Conversei com minha esposa e minha mãe que estou com medo de deixar o Flamengo, uma sensação que nunca vivi. Tenho amor a essa camisa e sempre fui feliz jogando aqui. Saio com aquela dorzinha de deixar a minha casa. Sabe? Mas com a certeza de que um dia voltarei”, declarou na ocasião.
Com a repatriação de Lucas Paquetá, a contratação se torna a maior da história do futebol brasileiro, superando os 30 milhões de euros (R$ 187,3 milhões) pagos pelo Cruzeiro na transferência de Gerson.
Veja os números da primeira passagem de Paquetá no Flamengo
- 95 jogos (73 titular)
- 18 gols
- 7 assistências
- 1.1 passes decisivos por jogo
- 2.5 finalizações por jogo
- 2.1 passes longos certos por jogo
- 82% de acerto no passe

