O Flamengo se manifestou, nesta quarta-feira (23), após a polêmica com o meio-campista uruguaio De La Cruz.
Uma suposta conversa vazada de José Luiz Runco, chefe do departamento médico do Flamengo, revela o meio-campista teria uma “lesão crônica e irreparável”, feita pelo médico em um grupo de WhatsApp com dirigentes e figuras influentes da política rubro-negra.
Em nota, o Flamengo alertou que apenas cinco médicos participam das avaliações diárias dos atletas, deixando de citar Runco.
Confira nota do Flamengo sobre o caso
“A Diretoria de Futebol do Clube de Regatas do Flamengo esclarece que a mensagem vazada recentemente não foi escrita por nenhum dos cinco médicos que integram o departamento do futebol profissional: Fernando Sassaki (ortopedista e chefe do setor), Luiz Macedo (cardiologista), Dieno Portella (ortopedista), Vitor Pereira (ortopedista) e Bruno Hassel (radiologista). Como é de conhecimento público, são esses profissionais os responsáveis pelo atendimento diário aos atletas em treinamentos, jogos e viagens, além de levarem de forma constante e transparente todas as informações de interesse da imprensa e da torcida.
A Diretoria de Futebol reitera que não comentará especulações e manterá seu foco única e exclusivamente em preservar o alto nível de performance e concentração que levaram o Clube, neste primeiro semestre, ao melhor desempenho entre todos no cenário nacional.
O Flamengo seguirá trabalhando com seriedade, buscando seus objetivos esportivos, cuidando tecnicamente da saúde de seus atletas, investindo em uma equipe de alto nível e reforçando seu elenco com jogadores do padrão de Seleção.”
Entenda o caso
Em resposta a um integrante do grupo “Flamengo Barra”, Runco criticou a contratação de De La Cruz, relembrou que a chegada foi em outra gestão e revelou que o uruguaio sofre de uma “lesão crônica e irreparável” no joelho.
“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De La Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo.
Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, escreveu Runco.
De La Cruz se manifesta e estafe cogita acionar Justiça
A repercussão do caso mobilizou companheiros de elenco. Pouco depois do vazamento da mensagem de Runco, Arrascaeta publicou uma foto ao lado de De la Cruz, interpretada como um gesto de apoio ao compatriota. Em seguida, o próprio meia se manifestou em rede social com uma frase motivacional: “Nunca deixe que ninguém te diga que você não pode fazer algo”.
De la Cruz, que tem contrato com o Flamengo até 2028, não foi relacionado para os últimos jogos, contra Fluminense, no domingo, e Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (22). Conforme apuração De la Cruz ficou incomodado com o vazamento da mensagem de Runco. Pessoas próximas ao jogador não descartam a possibilidade de uma saída ou até de uma rescisão amigável, principalmente após as chegadas de Jorginho e Saúl, que disputam posição no meio-campo.
Em nota, os empresários do jogador disseram ter sido pegos de surpresa e classificaram a postura de Runco como antiética. Confira nota completa abaixo:
“Primeiramente, não é uma atitude correta, nem ética, de um profissional que já passou pela Seleção Brasileira.
Vamos procurar entender com o clube, se esse posicionamento é do médico individualmente ou do clube como instituição e, logo, analisaremos as medidas cabíveis a serem tomadas.
Agora gostaríamos de iluminar outros fatos públicos e notórios.
Na temporada de 2024, Gerson e Fabrício Bruno, foram os dois jogadores de linha que mais atuaram pelo Flamengo, 56 jogos cada um. Nenhum dos dois tinham vaga constante na Seleção Brasileira na época.
Nico, na temporada de 2024, atuou 41 jogos pelo Flamengo e 8 jogos pela seleção do Uruguai, sendo titular absoluto na Copa América. Ficou de fora apenas um jogo devido a uma suspensão por cartão. Totalizando 49 partidas. Sete jogos a menos que Fabricio Bruno e Gerson. Isso, sem contar a ausência em viagens a serviço da Celeste.
Nico De La Cruz é jogador de Copa do Mundo, defende a seleção uruguaia ao lado de altetas que jogam em gigantes da Europa, campeão da Copa Libertadores pelo River Plate, da Argentina, conquistou títulos pelo Flamengo, como a Copa do Brasil de 2024, Supercopa 2025 e duas vezes campeão carioca.
Se vamos falar de capacidade de atuar em futebol competitivo, vamos trazer à luz esses dados. Não são opiniões, são fatos! E contra fatos não há argumentos!”