O Ministério do Esporte se pronunciou sobre a polêmica levantada nesta sexta-feira (17) após Flamengo e Palmeiras serem alvos de testes antidoping surpresa.
“O teste antidopagem faz parte da carreira do atleta e deve ser reconhecido como atividade habitual. Se igualmente essas equipes são relevantes, igualmente serão tratadas, sem que seja colocado em risco o sigilo e confidencialidade das missões. Essa informação só poderia se tornar pública quando todos os atletas estivessem formalmente notificados”, começou explicando o comunicado.
Durante a manhã, o Rubro-Negro repudiou a ação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). De acordo com o clube, a visita de profissionais antidoping ao centro de treinamento Ninho do Urubu “desorganizou a rotina programada e expôs indevidamente a privacidade do grupo”.
Mais tarde, o Palmeiras se manifestou afirmando que a ABCD também foi ao treino do Alviverde nesta sexta. O clube informou ainda que esta foi a quinta vez em 2025 que testes antidoping foram realizados em jogadores do clube no centro de treinamento – três da ABCD e dois da Conmebol.
Na nota de esclarecimento, a ABCD afirmou que as ações ocorreram conforme os códigos antidopagem mundiais (AMA/WADA) e do Brasil (CBA) e que os testes realizados pela Conmebol não interferem, nem substituem, aqueles realizados pela Autoridade brasileira.
“De acordo com as mencionadas normas, a ABCD pode realizar testes a qualquer tempo, e em qualquer lugar, inclusive durante treinos e atividades de rotina, sem necessidade de aviso prévio, com o objetivo de garantir a imprevisibilidade e a efetividade do Sistema Nacional Antidopagem. Ressalte-se que outras operações foram realizadas em todos os clubes do campeonato – não só no dia da principal atividade, mas também antes de partida – sempre com acompanhamento dos atletas durante todo o trabalho em campo, como preconiza a norma internacional“, afirmou o Ministério do Esporte em nota oficial
O Flamengo, segundo colocado do Brasileirão, enfrenta no domingo o líder Palmeiras, no Maracanã, às 16h (de Brasília), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Três pontos separam as equipes na tabela.
Veja a nota na íntegra
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou duas ações de controle de rotina antidoping nesta sexta-feira (17/10). A primeira no Clube de Regatas do Flamengo e a segunda no Centro de Treinamento do Palmeiras.
O teste antidopagem faz parte da carreira do atleta e deve ser reconhecido como atividade habitual. Se igualmente essas equipes são relevantes, igualmente serão tratadas, sem que seja colocado em risco o sigilo e confidencialidade das missões. Essa informação só poderia se tornar pública quando todos os atletas estivessem formalmente notificados.
Ambas as ações seguem total conformidade com o Código Mundial Antidopagem, o Código Brasileiro Antidopagem (CBA) e o Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA), sem o registro de qualquer intercorrência, com observância integral de todas as normas internacionais que regem o combate ao doping.
De acordo com as mencionadas normas, a ABCD pode realizar testes a qualquer tempo, e em qualquer lugar, inclusive durante treinos e atividades de rotina, sem necessidade de aviso prévio, com o objetivo de garantir a imprevisibilidade e a efetividade do Sistema Nacional Antidopagem. Ressalte-se que outras operações foram realizadas em todos os clubes do campeonato – não só no dia da principal atividade, mas também antes de partida – sempre com acompanhamento dos atletas durante todo o trabalho em campo, como preconiza a norma internacional.
Além disso, os Oficiais da ABCD atuam com absoluto sigilo, confidencialidade e integridade do processo, observando limites operacionais e respeitando a privacidade dos atletas e das equipes. O acompanhamento dos atletas após a notificação faz parte do procedimento Padrão Internacional de Testes da AMA/WADA, sendo obrigatório até a finalização da coleta — independentemente do local ou da atividade em curso. Importante frisar que essa etapa não impede nem interrompe as atividades previstas, tendo os oficiais que aguardar a conclusão dos treinos e demais compromissos da equipe, de modo a não interferir na rotina esportiva.
A ABCD ressalta ainda que os testes realizados por outras organizações internacionais, como a Conmebol, não interferem nem substituem o planejamento nacional de testes, que segue critérios técnicos — como sorteio, risco e representatividade — e podem, inclusive, ser complementares.
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD