BRASIL – Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.
Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
A entidade comunica que todos os seus diretores das áreas específicas vão participar da reunião para facilitar ao máximo a deliberação dos clubes.
Homenagens da CBF
A CBF homenageou nesta sexta-feira (9) as famílias vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, em razão das fortes chuvas no Estado. Antes da entrevista do técnico Dorival Júnior, no auditório da entidade, no Rio, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fez um pronunciamento e pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas no Sul.
Enquanto Arthur Elias e Dorival Júnior anunciavam suas listas de convocações, a bandeira gaúcha foi exposta no backdrop e um código para doações esteve disponível ao longo da transmissão.
“A CBF mais uma vez reitera sua solidariedade a todo povo gaúcho. Todas as nossas seleções, masculinas e femininas, os clubes de todas as divisões, as federações estaduais, todo o sistema do futebol têm sentido a dor das perdas e das aflições no Rio Grande do Sul. Não há ninguém insensível a isso. A CBF abriu um canal para doações a fim de amenizar o sofrimento dos nossos irmãos gaúchos. Neste momento, antes da convocação (de Dorival), peço um minuto de silêncio voltado para todas as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul”, disse Ednaldo.
Leia mais: CBF emite ofício para que clubes se posicionem sobre paralisação do Brasileirão