O golfista americano Ben Griffin teve tremores no BMW Championship – embora não necessariamente por nervosismo, mas por ter engolido uma “pedra grande” de creatina.
Griffin, número 17 do mundo, disse que “começou a ficar super trêmulo” e “sentia como se tivesse tremores” no domingo após engolir acidentalmente uma grande quantidade do suplemento.
A creatina “contribui para a produção rápida de energia e pode aumentar a potência ou explosões de velocidade que requerem curtos períodos de atividade anaeróbica”, segundo o Harvard Health, e o uso do suplemento é comum entre entusiastas de academia, pois há evidências de que “pode acelerar a recuperação muscular após exercícios intensos.”
“Comecei a tomá-la após minha segunda tacada, e acidentalmente engoli uma das pedras grandes na minha garrafa de água. Nunca tinha tido uma overdose de creatina antes, mas acho que tive naquele momento porque não bebi água depois disso. Basicamente engoli uma bola de neve”, explicou o bicampeão do PGA Tour.
Griffin disse que normalmente toma 15mg do suplemento diariamente, mas nesta ocasião, ele estima que ingeriu acidentalmente essa quantidade de uma só vez.
“Eu estava tremendo fisicamente como nunca tinha sentido antes”, disse Griffin. “E normalmente não erro muitas tacadas curtas. Foi realmente uma situação muito estranha.”
O golfista disse que seu caddie interveio fazendo-o beber água e ajudando-o a se acalmar.
Griffin ficou seis acima do par nos primeiros três buracos – marcando um triplo bogey, duplo bogey e bogey – e o golfista pensou em desistir do torneio, mas depois disso, ele disse que os efeitos físicos começaram a passar. Ele então fez sete birdies e terminou com 69 tacadas, um abaixo do par, terminando empatado em 12º lugar numa impressionante recuperação.
“Provavelmente foi mais um pouco de agitação. Eu estava bem depois da segunda tacada no buraco dois. E então estava bem, então segui meu dia e consegui voltar para abaixo do par”, disse ele.
O golfista disse que vai limitar sua ingestão do suplemento no futuro, chamando os eventos do dia de uma “história bastante maluca.”