Daniel Ricciardo pode perder sua vaga na Racing Bulls para Liam Lawson em 2025. E quem afirmou isso foi ninguém menos do que Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, equipe “mãe” da RB na Fórmula 1.
Formado na Academia de Jovens Pilotos da Red Bull, Lawson substituiu Ricciardo em cinco corridas na temporada passada, enquanto o australiano se recuperava de uma fratura na mão. O neozelandês agradou com seu desempenho na pista e terminou na zona de pontuação no GP de Singapura, quando chegou em nono. Mas apesar de sua ligação com a equipe austríaca, ele já deu a entender que estaria disposto a deixar a família RBR caso não conseguisse uma vaga para 2025.
Leia mais: F1: CEO da Mercedes fala sobre Verstappen: “Ficaria bem de prata”
Leia mais: F1: Verstappen vence GP da Espanha, e Hamilton volta a subir ao pódio
Com Max Verstappen e Sergio Pérez já garantidos na Red Bull no ano que vem e Yuki Tsunoda, na RB, restou apenas o cockpit de Ricciardo, que não tem apresentado bons resultados no ano e ocupa a 12ª posição no mundial de pilotos.
“Os acionistas deixaram claro que a RB é um time júnior, e nós temos de agir de acordo”, afirmou Marko ao jornal austríaco Kleine Zeitung. “O objetivo era que [Ricciardo] fosse promovido à Red Bull com desempenhos excepcionais, mas a vaga agora pertence a Sergio Pérez”, emendou o consultor, que também gerencia a Academia de Jovens Pilotos da RBR.
“O plano não vai mais acontecer, e nós logo teremos de colocar um jovem piloto [na equipe]. E este será Liam Lawson”, revelou Marko.