O mesatenista Hugo Calderano, de 29 anos, fez história ao alcançar a segunda colocação do ranking mundial de tênis de mesa. Calderano é o primeiro atleta fora do eixo Ásia-Europa a atingir essa marca.
Nesta segunda-feira (9), após a atualização semanal da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o atleta aparece com 175 pontos na frente do chinês Lin Shidong e atrás apenas de outro chinês, Wan Chuqin, líder isolado.
A ascensão do brasileiro é resultado de uma combinação de fatores. Nas últimas duas semanas, Hugo conquistou o título da ITTF-Americas Cup San Francisco 2026, além de ter alcançado as semifinais do WTT Star Contender Doha 2026.
Com a participação nos dois torneios, o carioca colocou somou mais 770 pontos, atingindo o total de 6050.
Além disso, os rivais diretos do brasileiro também contribuíram com a alavancada. Lin Shidong, que agora figura na terceira colocação, teve os pontos conquistados no Smash de Cingapura de 2025 expirados.
Na Copa Europeia, o sueco Truls Möregårdh, que poderia conquistar o segundo lugar, caiu ainda na estreia para o alemão Dang Qiu. Já o francês Félix Lebrun foi eliminado na semifinal por Marcos Freitas, de Portugal.

