A tenista Iga Swiatek brilhou na decisão da chave de simples de Wimbledon, que aconteceu neste sábado (12). A polonesa de 24 anos superou a norte-americana Amanda Anisimova em 2 sets a 0, com as incríveis parciais de 6/0 e 6/0.
Este é o primeiro título da Iga em Wimbledon, chegando na sua sexta conquista em Grand Slams. Ela é tetracampeã de Roland Garros (2020, 2022, 2023 e 2024) e possui uma taça do US Open, conquistada em 2022. Com o resultado, a atleta da Polônia saltou para a segunda posição do ranking da WTA.
“Parece surreal. Eu nem sonhava com isso porque, para mim, era algo longe demais. Eu sinto que sou uma jogadora experiente, mas nunca imaginei que isso aconteceria”, falou a atleta após o título.
Além do título, Swiatek conseguiu outro feito histórico. O duplo 6/0 aplicado sobre Anisimova foi apenas o segundo em uma final de Wimbledon em toda a história. O feito não ocorria desde 1911, quando a britânica Dorothea Lambert Chambers superou a compatriota Dora Boothby.
Sobre o confronto
Finalista do torneio britânico pela primeira vez na carreira, Iga Swiatek já iniciou a final anotando uma quebra de saque sobre Anisimova. Na sequência, a polonesa enfileirou cinco games consecutivos e aplicou um “pneu” no primeiro set, vencendo por 6 a 0.
Depois, Iga repetiu a dose na parcial seguinte. Com uma atuação irretocável, ela se consagrou campeã com mais um 6 a 0. Ao todo, Swiatek terminou com três aces e um ótimo aproveitamento de 78% das bolas de primeiro saque. A norte-americana, por sua vez, não entrou no jogo em nenhum momento e não conseguiu incomodar sua adversária nos momentos dos seus saques.