Um duelo de gerações tomou conta da final do Miami Open neste domingo. Jannik Sinner, de 22 anos, enfrentou Grigor Dimitrov, de 32, na decisão do segundo Masters 1000 do ano, nos Estados Unidos. O jovem italiano venceu o búlgaro por dois sets a zero, parciais 6/3 e 6/1, e foi campeão do Aberto de Miami em uma hora e doze de partida. Este é o 13º título do agora número dois do mundo na carreira. No feminino, Danielle Collins venceu a cazaque Elena Rybakina neste sábado e foi a campeã do evento.
Leia mais: Djokovic perde para o número 123 do mundo, que celebra: “Foi um milagre”
Gregor Dimitrov, tenista experiente no circuito profissional, sentiu dificuldades de acompanhar o ritmo do jovem italiano em quadra. Sinner cometeu poucos erros na partida e colocou o adversário para correr durante a decisão do Masters 1000. O atual número dois do mundo deu poucas chances para o búlgaro, que fez uma partida de alto nível, e conquistou o segundo Masters 1000 na carreira. Após o Miami Open, Sinner ultrapassou Alcaraz no ranking. Mesmo sem ter jogado neste torneio, Djokovic ainda segue como número um. Sinner está em segundo, e Alcaraz agora desce para terceiro.
Dimitrov faz parte de uma geração anterior a do atual número dois do mundo. Com 32 anos, o búlgaro participou da era de Federer, Nadal e Djokovic. Agora, veterano no circuito, ele conquistou um grande feito ao chegar na final do Miami Open depois de vencer de Alcaraz nas quartas e Zverev na semifinal. Gregor volta ao top 10 do ranking após sete anos.
Sinner vence Miami Open em cima de Dimitrov
Ao vencer o cara ou coroa, Dimitrov escolheu começar sacando em cima do Sinner. O búlgaro variou os saques com maestria nos primeiros games e conseguiu vencer o italiano sem sofrer pontos. O jogo estava bem disputado no início, mas o atual número três do mundo conseguiu uma quebra importante no quinto game da partida. Sinner quebrou mais um game e fechou em 6/3 o primeiro set da partida.
No segundo set, Sinner dominou o jogo desde o início. Conseguiu uma quebra e se manteve com vantagem em cima do adversário. Dimitrov ainda sofreu mais algumas quebras e perdeu o jogo por 6/1. Sinner vence o 13º título na carreira e o segundo Masters 1000 em sua jovem – e brilhante – trajetória.
Collins vence número 4 do mundo e é campeã do Miami Open
Aos 30 anos, Danielle Collins conquistou o maior título da carreira neste sábado. A norte-americana venceu a cazaque Elena Rybakina, número 4 do mundo, por 7/5 e 6/3 em 2 horas de partida. O título veio em um momento marcante na carreira de Collins. Ela anunciou que vai se aposentar depois desta temporada de 2024 por alguns problemas de saúde e pela vontade de virar mãe.
A tenista trata de uma artrite reumatoide, doença que prejudica o sistema imunológico e limita seu rendimento físico, e uma endometriose, reação inflamatória que também afetou seu calendário de competições. Collins, que é ex-número 7 do mundo e finalista do Australian Open em 2022, confirmou que vai se aposentar independentemente dos resultados nesta temporada.
– Uma das coisas que mais importância tem para mim é a saúde da mulher, especialmente depois do caminho que tive de passar com a minha endometriose e a artrite reumatóide. Gostaria de contar a minha história e ser amiga para quem está sofrendo. Essa é a minha prioridade. Poder ajudar jovens, em especial as meninas. Já estive na situação delas e gostaria de ser uma espécie de guia. Faço de coração — disse Collins após vice do Australian Open de 2022.