Jannik Sinner é bicampeão do Autralian Open! Na madrugada deste domingo, na Rod Laver Arena, o italiano número 1 do mundo venceu o vice líder do ranking, o alemão Alexander Zverev, por sets diretos, 3 a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (4) e 6/3 em uma partida com duração de 2h45minutos.
Neste domingo, Sinner chegou à 21ª vitória seguida. O número 1 do mundo não perde um jogo desde a final do ATP 500 de Pequim, em setembro de 2024, quando caiu diante do espanhol Carlos Alcaraz. De lá para cá foi campeão do Australian Open, do Masters 1.000 de Shanghai, do ATP Finals e da Copa Davis no comando da equipe italiana.
No Australian Open foram 14 triunfos consecutivos, cedendo apenas dois sets, e confirmou o bicampeonato. No total, o italiano, agora, tem 19 troféus na carreira, sendo três de Grand Slam, já que também tem no currículo o US Open de 2024.
No confronto entre os tenistas, Sinner levou a melhor no único confronto com Zverev no ano passado, na semifinal do Masters 1.000 de Cincinnati. O histórico do duelo, porém, continua favorável ao alemão de 27 anos: 4 a 3. Esta foi a primeira final entre eles com vitória do italiano.
Para chegar à final, Sinner dominou o americano Ben Shelton (20º do ranking da ATP) e venceu em sets diretos na semifinal de Melbourne. Já o alemão Alexander Zverev, vice-líder do ranking, passou por Novak Djokovic na outra semi.
O jogo
Sinner encaixou um ace logo de cara e aproveitou erros seguidos de Zverev para abrir 1/0. O número 2 do mundo confirmou seu serviço na sequência, animando o início do jogo. A vantagem seguiu com o líder do ranking, que forçou os saques e explorou a direita de Zverev para fazer 2/1. Os dois tenistas passaram a confirmar seus serviços até que o italiano quebrou o alemão no oitavo game, abrindo 5/3. Sinner confirmou a vantagem e fechou o primeiro set sem problemas, com o placar de 6/3 em 48 minutos.
Alexander Zverev abriu com vantagem e venceu o primeiro game do segundo set, mas a igualdade passou a ser presente no placar. No final, Sinner oscilava um pouco mais e deixou Sverev convertendo o game e liderando a parcial até o 6/6. No tiebreak, Sverev erra na direita, fica bravo e Sinner passa a ter a vantagem 3 a 2, que logo volta a igualdade. Em um ritmo forte de troca, o nº 1 abre dois na frente e fecha o set point confirmando a segunda parcial 7/6(4), em 1h13min.
O alemão se mostrou nervoso no intervalo, descontou na raquete e voltou ao jogo errando. Jannik Sinner começou sacando e confirmou o primeiro ponto. Depois, manteve a vantagem, quebrou e abriu a dianteira chegando a 5/2. Apesar de Zverev tentar segurar a reação, o nº 1 confirmou o título com 6/3, em 44 minutos, fechando o jogo por 3 sets a 0, em 2h45minutos.