O Amazonas já tem representantes nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2024. Com mais de 110 atletas no primeiro grupo de competidores em Recife, a estreia nas competições acontece neste sábado (21/09). Até o dia 2 de outubro, final do JEBs para a equipe do Amazonas, mais de 225 atletas do estado terão participado da maior competição esportiva no âmbito escolar do país.
Organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o JEBs 2024 tem a expectativa de reunir mais de 6 mil atletas, entre 12 e 14 anos, de todas os estados do país e o Distrito Federal. O Amazonas tem representantes em todas as 17 modalidades em disputa nos jogos.
Com voo na madrugada desta sexta-feira (20/09), o momento dos atletas foi de despedida dos familiares e ansiedade pela oportunidade. De acordo com o chefe da delegação do Amazonas, Francisco Emiliano de Moraes, este turbilhão de sentimentos é importante no crescimento dos atletas.
“Esses meninos começaram a competir em suas escolas e, hoje, estão aqui, conhecendo gente do país inteiro. Esse contato com novas culturas, pessoas, comidas, lugares é muito importante. Apesar de que já temos uma equipe experiente. Muitos deles estiveram em Brasília (JEBs 2023)”, destacou o coordenador da delegação.
A cerimônia de abertura acontece neste sábado, na Arena Pernambuco, às 19h30, horário de Brasília. Dentre as atrações previstas, está o já tradicional Desfile das Delegações, que contará com a presença de representantes de todos os estados do Brasil. Outras atividades culturais estão previstas, como a Quadrilha Junina Raio de Sol e a Orquestra Criança Cidadã, com foco para a riqueza da cultura pernambucana.
Superação
E, entre os primeiros grupos de competições, a equipe amazonense de wrestling promete bons resultados no JEBs 2024. Dois deles passam pelos irmãos Kelly e Dylan Lares, de 12 e 14 anos, respectivamente. Nascidos em Caracas, na Venezuela, os dois, que estudam na Escola Estadual (EE) Profª Leonilla Marinho, moram em Manaus, desde 2018, e encontraram no esporte uma maneira de mudar de vida.
Entretanto, não tem sido fácil. De acordo com a mãe dos estudantes, Karen Estaba, a dedicação dos dois é intensa. A filha, inclusive, passou por uma dieta rigorosa nos últimos 45 dias, com o objetivo de bater o peso necessário para a competição.
“Ela ganhou 8 quilos nessas últimas semanas. Ficou doente, perdeu peso. Mas ainda sim estamos aqui, felizes, sabendo que ela já é uma vencedora”, contou a mãe, emocionada ao abraçar a filha.
Para Kelly, a pouca idade é inversamente proporcional a sua confiança. A estudante-atleta diz não se contentar com “apenas” o esforço de estar na competição. O objetivo é conquistar medalhas em sua primeira participação no JEBs.
“Estou muito preparada e confiante. Quero conquistar medalhas na série Ouro. Essa é a minha vontade”, enfatizou
E para Dylan, o combustível é outro. Mais velho, ele já está na segunda participação no JEBs. O objetivo é um só: conquistar o ouro que não veio no ano passado, quando perdeu a final.
“Quero transformar aquela prata em ouro. Minha preparação foi muito intensa. Considero que perdi por erro meu e esse ano já corrigi. Minha expectativa é a melhor possível”, ressaltou Dylan.
Dylan e Kelly disputam a série Ouro do JEBs 2024, o maior ranqueamento possível. Medalhistas de ouro nessa modalidade disputarão o sul-americano escolar, em dezembro, no Chile. As séries Prata e Bronze completam o chaveamento. Para o Amazonas, as primeiras competições acontecem no judô, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e voleibol.