A eliminação precoce no Rio Open custou dez posições no ranking da ATP para João Fonseca. Após atingir o 68º lugar com o título do ATP 250 de Buenos Aires, o carioca foi eliminado logo na estreia em casa e aparece agora na 78ª colocação na atualização desta segunda-feira, 24.
O jovem de 18 anos tinha 100 pontos a defender por ter alcançado as quartas de final do torneio carioca em 2024, mas sentiu o nervosismo de jogar em casa diante de sua torcida e acabou superado pelo francês Alexandre Müller logo na primeira rodada.
Leia mais: João Fonseca perde para francês e é eliminado na estreia do Rio Open
Leia mais: João Fonseca vence o nº1 da Argentina e é campeão em Buenos Aires
Apesar da queda, João segue como o melhor tenista brasileiro no ranking, já que Thiago Wild perdeu 11 posições com a derrota na primeira rodada do Rio Open e aparece agora em 86º lugar. Mesmo chegando até as oitavas de final na Cidade Maravilhosa, Thiago Monteiro ficou fora do top 100 e desceu para 108º.
Fonseca terá a chance de se recuperar em dois grandes torneios no mês de março. Ele ganhou convite para o Masters 1000 de Indian Wells e entrou diretamente na chave principal do Masters 1000 de Miami.
Rublev de volta ao 9º lugar
A principal mudança na parte de cima do ranking foi o retorno de Andrey Rublev à nona posição. O campeão do ATP 500 de Doha, no Catar, chegou aos 3.670 pontos e ganhou o lugar do norte-americano Tommy Paul, que agora fecha o top 10.
As três primeiras colocações permanecem sem alterações. Mesmo suspenso por três meses por doping, Jannik Sinner segue como número 1 do mundo com 11.330 pontos. Alexander Zverev, que caiu nas quartas de final do Rio Open, continua na segunda posição com 8.135 pontos, seguido por Carlos Alcaraz, que soma 7.510 pontos.