Desde sábado o Brasil tem um novo candidato a ídolo no esporte. João Fonseca, de 17 anos, venceu o US Open juvenil, tornou-se o número 1 do mundo e já é chamado de “novo Guga” pela imprensa. Fonseca derrotou o americano Learner Tien, por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.
Flamenguista, louco por açaí, ele é o terceiro brasileiro a conquistar um título juvenil de Grand Slam em simples, depois de Tiago Fernandes (2010) e Thiago Wild (2018), João Fonseca se destacou no fim do ano passado, quando comandou a conquista do Brasil na Copa Davis Juvenil.
Leia também: Federação Amazonense critica VAR e repudia agressões em jogo do Amazonas FC
Em 2023 João Fonseca já esteve nas semifinais de Australian Open, Roland Garros e Wimbledon juvenil. Na partida realizada na tarde de sexta-feira (8), Fonseca enfrentou o italiano Federico Cina e vencia até a interrupção da partida por conta de fortes chuvas, em parciais de 6/4 3/6 2/1.
Fonseca já havia derrotado Cina na semifinal do na semifinal do Banana Bowl em março desse ano.
“Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração”, disse após a conquista, referindo-se a outra tenista brasileira que brilha nas quadras.
Patrocinado pela marca esportiva de Roger Federer, agora ele deixa de ser juvenil e começa a pensar em como vencer os maiores tenistas do mundo profissional.