A temporada de 2026 não começou com bons resultados para João Fonseca, que foi eliminado na estreia das duas únicas competições que participou no ano: Australian Open e agora em Buenos Aires. Nesta quarta-feira, o brasileiro enfrentou o chileno Alejandro Tabilo, número 71 do mundo, e foi derrotado por 2 sets a 1, com parciais 6/3, 3/6 e 7/5. Com a eliminação no ATP 250 da Argentina, o número 33 do mundo vai voltar para sua cidade natal para o início do Rio Open, que será realizado entre os dias 14 e 22 de fevereiro.
Em busca do bicampeonato em Buenos Aires, João precisava derrotar um adversário que nunca havia vencido na carreira. Em abril de 2024, o chileno derrotou o então jovem de 17 anos e top 276 pelas quartas de final do ATP 250 de Bucareste, sendo a única partida entre eles até então. Nesta quarta-feira, Alejandro Tabilo enfrentou um Fonseca mais experiente, mas, mesmo assim, conseguiu sair com a vitória mais uma vez.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2026/n/l/jzYZPtTAer69zSbWlPdw/gettyimages-2260602522.jpg)
Fonseca demorou para entrar no ritmo do jogo. Não se encontrou nos saques do adversário e perdeu o primeiro set por 6/3. As pancadas de direita, que não entraram no início da disputa, começaram a incomodar o chileno no segundo set. Aos poucos, João foi dominando os pontos, conseguiu uma quebra e garantiu o empate ao devolver o 6/3. Para avançar às quartas em Buenos Aires, o brasileiro tinha que vencer o terceiro set. Em uma partida dura, Tabilo levou a melhor, fez 7/5 e se classificou para a próxima fase.
Depois de terminar 2025 em 24º lugar do mundo, João sentiu lesão nas costas nos dois primeiros compromissos da temporada deste ano e teve que desistir dos campeonatos de Adelaide e Brisbane. Sem ter tido tempo de competição em quadra, o brasileiro foi eliminado logo na primeira rodada do Australian Open pelo norte-americano Eliot Spizzirri. O carioca caiu para 33º do ranking da ATP antes de competir em Buenos Aires, torneio em que foi campeão na última edição. Com a derrota para o chileno, Fonseca se prepara agora para estrear no Rio Open.
O jogo
Como entrou na competição como terceiro cabeça de chave, João não precisou encarar a primeira rodada em Buenos Aires. Direto nas oitavas, o brasileiro viu seu adversário começar com o saque da partida. Sem desperdiçar a oportunidade, o chileno garantiu o game de zero e abriu 1/0. Um pouco ansioso, o jovem fenômeno tentou matar os pontos com pancadas de direita e acabou cometendo erros não forçados. Tabilo quebrou o serviço do atual campeão e garantiu a vantagem no início da disputa.
Com a desvantagem no jogo, João cresceu aos poucos. Garantiu os seus serviços e conseguiu devolver a quebra. Quando estava prestes a empatar o primeiro set, Tabilo pressionou o saque do brasileiro e venceu o game. O chileno não teve problemas para garantir mais um e fechar em 6/3 no início da partida.
O clima no segundo set começou diferente. Com o apoio da torcida, que gritava a cada ponto do atual campeão, Fonseca entrou mais confiante nos golpes. Garantiu os seus serviços, conseguiu uma quebra e garantiu 5/2. Com mais um game para cada lado, o número 33 do mundo empatou o jogo em 6/3 e deixou tudo para ser decidido no terceiro set.
Com pontos mais disputados, os dois confirmaram os primeiros games e conseguiram quebras em seguida, uma para cada lado. O jogo seguiu até 6/5 quando Tabilo teve três chances de fechar a partida e aproveitou na terceira. Com 7/5 no placar, o chileno vai enfrentar o argentino Tomas Martin Etcheverry nas quartas de final do campeonato.

