Apesar da derrota amarga do Brasil para a França pela Copa Davis, no fim de semana, João Fonseca tem motivos para comemorar nesta segunda-feira, 3. A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgou a atualização de seu ranking e o brasileiro subiu uma posição na lista e chegou ao 98º lugar, garantindo mais uma vez sua melhor colocação na carreira.
Fonseca vem registrando melhoras contínuas desde que passou a disputar o circuito profissional, no ano passado. O carioca de apenas 18 anos começou a temporada de 2024 em 730º lugar e terminou em 145º, galgando nada menos do que 585 colocações.
João ainda conquistou dois títulos consecutivos entre o fim de 2024 e o início de 2025 – o Next Gen Finals e Challenger de Camberra – e com as vitórias no quali e na primeira rodada do Australian Open somou um total de 14 triunfos seguidos, chegando ao posto 99 na atualização do ranking logo após o Grand Slam australiano.
Na Copa Davis, Fonseca foi derrotado por Ugo Humbert, 15º do mundo, por 2 sets a 0 na única partida que disputou, mas o resultado não afetou sua classificação porque a competição na distribui pontos para o ranking.
Quem também subiu uma posição na lista da ATP foi Thiago Monteiro, que chegou ao 99º lugar. Thiago e João vão tentar se manter no top 100 e, assim, garantir uma vaga direta para a chave principal do próximo Major da temporada, Roland Garros.
No topo do ranking não houve mudança, Jannik Sinner continua como número 1 do mundo, seguido por Alexander Zverev e Carlos Alcaraz.
Lista feminina
No ranking da WTA, Beatriz Haddad Maia conseguiu se manter na 16ª posição após a atualização desta segunda. A brasileira, no entanto, deve sair do top 20 na semana que vem porque desistiu de disputar o WTA 250 de Abu Dhabi por causa de uma lesão no ombro esquerdo.
Em 2024, Bia chegou à semifinal em Abu Dhabi e agora não vai poder defender os pontos conquistados nos Emirados Árabes Unidos, o que deve fazê-la cair no ranking. A número 1 do Brasil, no entanto, poderá recuperar posições nas próximas semanas nos torneios WTA 1000 de Doha e Dubai.