João Fonseca estreou com o pé direito no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. Depois de um adiamento por causa da chuva, o brasileiro entrou em quadra nesta quarta-feira, 12, e passou pelo anfitrião Tomás Etcheverry. O carioca ignorou o favoritismo do rival – cabeça de chave 8 do torneio e 44º colocado no ranking mundial – e conquistou a classificação com autoridade ao aplicar um duplo 6/3 em 1h25 de partida.
A próxima partida de João, nas oitavas de final em Buenos Aires, será contra o argentino Federico Coria (115°) na quinta-feira. Também nesta quarta-feira, Coria avançou ao vencer o duelo contra o francês Hugo Gaston (91°). O horário da disputa ainda não foi definido.
Leia mais: João Fonseca se torna o brasileiro mais jovem a entrar no top 100
Leia mais: De volta ao Brasil, João Fonseca se prepara para o Rio Open: “É a semana mais esperada”
Caso passe de fase, João terá outros adversários difíceis no caminho. O dinamarquês Holger Rune, 15º do ranking da ATP, poderá ser o rival nas quartas de final. Mais a frente, o caminho de outro grande tenista pode se cruzar com o do brasileiro. O alemão Alexander Zverev, número dois do mundo, também está no torneio de Buenos Aires.
O ATP 250 na Argentina serve também como uma preparação para João Fonseca, que será uma das grandes atrações do Rio Open. Além do brasileiro, Rune e Zverev jogam em Buenos Aires e depois entram em ação no torneio carioca, disputado a partir do dia 17 de fevereiro.
O jogo
Com um saque potente, João começou o primeiro set ganhando um game logo de cara e confirmando o serviço. O argentino ainda conseguiu empatar, mas João emplacou uma bola a 128km/h e fechou a primeira parcial. Sacando para o jogo, Etcheverry levou o game seguinte. Com uma direita perigosa, João forçou o erro do adversário e ganhou a terceira parcial do set. No quarto game, o brasileiro surpreendeu ao quebrar o serviço de Etcheverry, crescendo no jogo e fechando o set com facilidade depois disso.
João começou o segundo set com um rendimento abaixo do esperado, cometendo muitos erros. O brasileiro deixou o argentino crescer no segundo serviço e sofreu a quebra. Aproveitando o saque, João conseguiu empatar no 2 a 2 no sufoco. No game seguinte, o brasileiro ainda tirou a vantagem de Etcheverry e teve várias chances de fechar, mas o argentino confirmou o saque. Quebrando em seguida, João passou a frente por 4 a 3. Depois disso, levou os dois seguintes com facilidade e fechou em outro 6 a 3.