O brasileiro João Fonseca está mais próximo de conseguir uma vaga na chave principal do Australian Open. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (7), ele venceu o argentino Federico Gomez por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/0.
O duelo foi válido pela primeira rodada do qualifying do primeiro Grand Slam do ano. São necessárias três vitórias para garantir uma das 16 vagas da chave principal do torneio que ainda estão em jogo.
João Fonseca foi dominante desde o início da partida e conseguiu quebrar o saque do argentino logo no primeiro game de cada set. Por outro lado, o brasileiro não ofereceu nenhuma chance de quebra para o adversário ao longo de todo o jogo.
Agora, o carioca de 18 anos enfrenta Coleman Wong, de Hong Kong. Ainda não há definição de data e horário. Quem vencer, encara o francês Titouan Droguet ou o argentino Tiago Tirante na última rodada do qualifying.
Leia mais: João Fonseca é campeão do Challenger 125 de Camberra
Leia mais: João Fonseca brilha contra Tien e é campeão do Next Gen ATP Finals
Leia mais: João Fonseca salta no ranking e se aproxima do Top 100 antes de estreia em Melbourne
Boa fase
A vitória sobre Gomez amplia a boa fase de João Fonseca, que chega 11 partidas seguidas sem derrota. Ele venceu o Next Gen Finals de forma invicta no final de 2024 e também foi campeão do Challenger de Camberra, disputado nos primeiros dias de 2024.
Se conseguir mais duas vitórias, o carioca vai disputar pela primeira vez a chave principal de um Grand Slam. Ele não conseguiu “furar” o qualifying de Wimbledon e US Open em 2024.
Brasil na Austrália
Dos quatro jogadores brasileiros que entraram na disputa do qualifying, João Fonseca e Thiago Monteiro estão vivos. O cearense bateu o australiano Jason Kubler na última madrugada e enfrenta o francês Valentin Royer na segunda rodada.
Gustavo Heide perdeu para o sérvio Laslo Djere e está eliminado. Felipe Meligeni Alves se sentiu mal e desistiu ao longo da partida contra o francês Clement Chidekh.
Laura Pigossi, única representante no qualifying feminino, venceu a espanhola Guiomar Maristany na primeira rodada. A próxima adversária será a suíça Viktorija Golubic.
Beatriz Haddad Maia e Thiago Wild já estão garantidos na chave principal do Australian Open.