O brasileiro João Fonseca vai disputar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Na madrugada desta quinta-feira (9), o carioca — de apenas 18 anos — venceu o argentino Thiago Agustin Tirante, por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1), em apenas 1h14, pela terceira e última fase do qualifying do Australian Open.
O primeiro set foi equilibrado, com os dois sul-americanos mantendo o serviço sem maiores dificuldades até o 4/4. No nono game, porém, Fonseca acertou um backhand após oito minutos de disputa, quebrou o saque e fez 5/4 para, na sequência, abrir 1 a 0 na partida.
O segundo set, por outro lado, foi tranquilo. O brasileiro abriu quebrando o serviço e mantendo o saque para fazer 2/0. Chegou a perder o terceiro game, mas, depois, atropelou e fechou em 6/1 para fazer 2 a 0 e ganhar a terceira partida em Melbourne.
Antes, vencera o argentino Federico Agustin Gomez e o honconguês Coleman Wong. João Fonseca, aliás, chegou à 13ª vitória consecutiva somando todas as competições. O carioca vem de título no Next Gen Finals, no final de dezembro, e no Challenger 125 de Camberra, no último sábado (4).
A estreia na chave principal do Australian Open será contra o russo Andrey Rublev, que atualmente ocupa o nono lugar no ranking da ATP.
O russo de 27 anos tem como suas melhores campanhas em Melbourne Park quartas de final alcançadas em 2021, 2023 e 2024. João e Rublev nunca se enfrentaram no circuito profissional.
O jogador russo está em má fase e não vence uma partida desde a estreia do ATP de Metz, na França, em novembro de 2024 e acumula cinco derrotas consecutivas.
Em toda a sua carreira, Rublev jogou cinco vezes contra brasileiros e perdeu apenas de Thiago Monteiro na chave do ATP de Munique, na Alemanha, em 2019.
Em 2024, as estreias de Rublev no Australian Open e US Open foram diante do paranaense Thiago Seyboth Wild e o russo venceu as duas partidas, sendo a partida em Melbourne definida em cinco sets.
Caso avance no Austalian Open, João Fonseca encara o vencedor do duelo entre o campeão do Australian Open 2014, o suíço Stan Wawrinka e o italiano Lorenzo Sonego.
Quem passar vai enfrentar o vencedor do duelo entre o italiano Lorenzo Sonego e o suíço Stan Wawrinka. Dias e horários das partidas ainda serão revelados.
Thiago Monteiro também avança
Thiago Monteiro também se classificou para o Australian Open. Número 106 do mundo, ele venceu o belga Kimmer Coppejans (361º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, na madrugada desta quinta-feira. Assim como Fonseca, Monteiro superou o quali sem perder sets.
Será a sexta participação de Thiago Monteiro, de 30 anos, na chave principal do Grand Slam australiano. Em todas as outras oportunidades, ele não precisou superar o quali. Seu melhor resultado no torneio foi a segunda rodada, em 2021.