João Fonseca está imparável. A joia do tênis brasileiro venceu mais uma partida neste sábado, a quarta seguida na semana, e se garantiu na final Next Gen ATP Finals. A competição que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial define o campeão neste domingo.
Neste sábado, João Fonseca manteve 100% de aproveitamento na quadra dura de Jedá, na Arábia Saudita, ao vencer o o francês Luca Van Assche, dois anos mais velho, que já foi campeão de Roland Garros juvenil, em 2021, e é o atual número 128 do mundo. O brasileiro fez 3 sets a 0, parciais de 4/2, 4/2 e 4/1.
– Estou jogando em um nível muito alto, e estou muito orgulhoso de mim mesmo, do jeito que tenho feito minha rotina esta semana, tão focado. E sim, com minha família aqui, com meus treinadores, é difícil vir com três treinadores, mas é muito legal e espero poder ir para o título – afirmou João Fonseca após a semifinal.
Na decisão, o tenista nascido em 2006 no Rio de Janeiro, atual número 145 do mundo e campeão do US Open juvenil ano passado, enfrenta o americano Learner Tien, justamente o rival que venceu na final do último Grand Slam de 2023, em Nova York. O torneio em Jedá não vale pontos na ATP.
Leia mais: João Fonseca vence e garante vaga na semifinal do Next Gen ATP Finals
– É seguir para mais um jogo. Falta um. Obviamente tô feliz com meu resultado de hoje, mas vamos com tudo amanhã. Fisicamente estou muito forte, mentalmente também. Estou fazendo bons jogos contra jogadores muito duros. Tenho feitos ótimos treinos, ótima pré-temporada, gosto de jogar em estádios grandes como esses, gosto desafios, vou muito bem em torneio grandes porque gosto da pressão, é onde cresço e me sinto motivado – disse Fonseca.
Na outra semifinal, mais cedo, em duelo entre tenistas dos Estados Unidos, Learner Tien venceu o compatriota Alex Michelsen por 3 sets a 2 (parciais de 2/4, 4/2, 1/4, 4/0 e 4/1). Na primeira fase, a de grupos, João Fonseca venceu Tien por 3 sets a 1. O americano saiu de quadra já projetando a revanche.
– Ambos (Fonseca e Van Assche)são ótimos jogadores, joguei contra João há alguns dias, foi difícil, então acho que os dois são ótimos jogadores, quero dizer, não há partida fácil e, obviamente, se eu tivesse outra chance contra ele esta semana, depois de perder, eu acho que seria muito legal, mas você sabe que não há nenhuma preferência por mim, na verdade – disse Tien logo após a vitória na primeira semifinal.
Atuais primeiro e terceiro colocados do atual ranking mundial, o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz foram campeões do Next Gen ATP Finals, respectivamente em 2019 e 2021.
– Só diz que estou no caminho certo, então vai ser muito legal – disse João Fonseca, quando comparado a Sinner após a semifinal.
O JOGO
Os dois tenistas começaram o jogo sacando muito bem. João ainda se aproveitou de algumas vaciladas do francês quando o rival precisou do segundo serviço. Mas, no primeiro saque, ambos conseguiram levar vantagem com aces e bolas muito velozes.
No quinto game, porém, o saque de Van Assche não entrou. E Fonseca se aproveitou muito bem, pressionando o adversário e quebrando o serviço para fazer 3/2. Naquele momento já era possível ver que a direita do brasileiro era muito mais pesada e veloz do que a do francês. Depois, o brasileiro fechou rapidamente o set (4/2), praticamente perfeito, sem ter nenhum break contra ao mesmo tempo em que teve cinco chances de quebrar o rival.
O segundo set teve um início diferente, com Van Assche mudando a forma de jogar, alternando mais os golpes e sofrendo menos em seus games de serviço. Fonseca seguiu dominante nos games de serviço, com saques acima dos 200km/h. E, novamente no quinto game, Fonseca quebrou o adversário. Momento em que o francês pediu atendimento médico em quadra para tratar dores na coxa direita. Na volta à quadra, o francês viu Fonseca fechar o segundo set (4/2 novamente).
A confiança de Fonseca se manteve no terceiro set. Com consistência e solto em quadra, a joia do tênis brasileiro seguiu dando show na partida. E a quebra, desta vez, veio logo no primeiro game, com Fonseca tomando mais cedo a liderança do set e não perdeu mais (4/1). Atuação de gala do brasileiro que tem a cara da nova geração do tênis mundial.
Regras diferentes
O Next Gen ATP Finals, torneio com formato inovador que reúne os oito melhores jogadores sub-20 da temporada do tênis masculino. A competição tem regras mais flexíveis em comparação a eventos tradicionais do circuito e permite, por exemplo, que o público circule com mais liberdade durante as partidas.
* As partidas serão disputadas em melhor de cinco sets.
* Cada set será vencido pelo jogador que alcançar quatro games primeiro, com diferença mínima de dois. Exemplo: 4 a 2.
* Tiebreaks de sete pontos em caso de empate em 3 a 3 no set.
* Eliminação da vantagem nos pontos de desempate; no “iguais” (40/40), o sacador escolhe o lado para o serviço e vence o game quem ganhar o ponto.
* O intervalo para descanso entre os sets será de 90 segundos (redução em relação aos 120 segundos tradicionais).
* Outra grande mudança para os jogadores é a permissão do uso de dispositivos de análise de dados em tempo real. Os tenistas poderão ter uma visão geral de seu desempenho físico e respostas ao estresse nas partidas.
* Já na arquibancada, os torcedores não precisarão ficar parados durante o jogo. O público terá mais liberdade para circular durante a disputa. Essas mudanças buscam atrair novos públicos para o esporte, enquanto desafiam os jogadores a se adaptarem a um ritmo mais acelerado.
Reencontro com Nadal
Durante a passagem por Jedá para o Next Gen ATP Finals, João Fonseca teve a oportunidade de reencontrar um dos maiores tenistas da história: Rafael Nadal. O espanhol, recém-aposentado das quadras, foi convidado para acompanhar o torneio de jovens talentos na Arábia Saudita.
João compartilhou fotos com Nadal nas redes sociais. Além dos registros em Jedá, o brasileiro mostrou uma imagem de 14 anos atrás, quando ainda era criança, ao lado do “Toro Miúra”.
– (O reencontro) Foi sensacional. Nadal é uma lenda do esporte. Ele falou umas coisas bem legais sobre trabalhar duro, a experiência e a mentalidade que tem. Acho que isso me inspirou para o dia de hoje (jogo contra Mensik) – comentou João.
Temporada vitoriosa
Em 2024, João Fonseca disputou a primeira temporada completa no circuito profissional de tênis. O brasileiro conquistou resultados expressivos, como o título no Challenger de Lexington, nos Estados Unidos, em agosto. O jovem de 18 anos ainda chegou às quartas de final do Rio Open e venceu uma partida na chave principal do Masters 1000 de Roma. Ele deu um salto de 585 posições no ranking mundial, de janeiro até dezembro de 2024.
Por causa da temporada de sucesso, João conquistou a última vaga para o Next Gen ATP Finals. O torneio tem formato inovador e reúne os oito melhores jogadores sub-20 do ano do tênis masculino. A competição conta com regras mais flexíveis em comparação a eventos tradicionais do circuito e permite, por exemplo, que o público circule com maior liberdade durante as partidas. Os sets ainda são mais curtos: quem vencer quatro sets primeiro leva a parcial.