João Fonseca segue 100% nas disputas contra argentinos no ATP 250 de Buenos Aires. Depois de superar o número 44 do mundo na primeira rodada, o brasileiro embalou em mais uma vitória, nesta quinta-feira. O jovem fenômeno de 18 anos venceu Federico Coria por dois sets a um, parciais 2/6, 6/4 e 6/2, e avançou às quartas de final do torneio. O carioca não terá uma tarefa fácil na próxima fase, vai enfrentar o vencedor da partida entre Mariano Navone (vice-campeão do Rio Open 2024) e Holger Rune, número 12 do mundo.
“Foi uma partida difícil. Ontem eu estava me sentindo melhor em quadra. Hoje, eu estava errando bolas fáceis, um pouco nervoso. Mas estou feliz por ter lutado até o final. É muito especial. Será a minha terceira quartas de final na ATP. Agora é descansar para amanhã.”, comemorou João Fonseca.
Com a vitória, João chega pela terceira vez na carreira nas quartas de final de um torneio ATP. A primeira foi no desempenho histórico no Rio Open da última temporada e a segunda vez foi no ATP 250 de Bucareste do ano passado. O brasileiro tem conquistado resultados impressionantes nas últimas competições que participou. Foi campeão do Next Gen ATP Final em dezembro do ano passado e do Challenger 125 de Camberra.
João passa a ocupar a 89ª colocação do ranking com a vitória desta quinta-feira. O brasileiro pode chegar no Rio Open como número 69 do mundo caso seja campeão em Buenos Aires. O brasileiro ainda terá grandes disputas pela frente na Argentina. Pode enfrentar Holger Rune na próxima fase e, mais a frente, o caminho de outro grande tenista pode se cruzar com o de João. O alemão Alexander Zverev, número dois do mundo, também está no torneio de Buenos Aires.
O ATP 250 na Argentina serve também como uma preparação para João Fonseca, que será uma das grandes atrações do Rio Open. Além do brasileiro, Rune e Zverev vão participar do torneio carioca, que será disputado a partir do dia 17 de fevereiro.
O jogo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/N/h/AmDElATFA82klV66qpBA/gjmmqnuwmaav-ej.jpg)
Federico entrou em quadra sabendo do poder das direitas de João. O argentino procurou explorar mais as batidas de esquerda do brasileiro, e a estratégia deu certo nos primeiros games. Usou a inteligência nas jogadas, enquanto o carioca estava errando desnecessariamente as pancadas de forehand. Coria aproveitou o bom momento e quebrou logo o primeiro serviço do jovem tenista: 3/0.
João apresentou alguns sinais de nervosismo no início da disputa. Cometeu erros em algumas tentativas de curtinhas e jogou para fora bolas não forçadas. No quarto game da partida, o brasileiro começou a se entender. As direitas voltaram a entrar, ele passou a ter mais confiança e ainda devolveu a quebra em cima do argentino: 3/2. Na hora de empatar o primeiro set, Fonseca voltou a errar jogadas, e Coria abriu 4/2. O carioca ainda tentou incomodar o adversário, mas perdeu o primeiro set por 6/2 depois de sofrer outra quebra.
João respirou no intervalo entre sets e voltou para a partida com mais calma. Não tentou resolver todos os pontos em “winners”, usou a inteligência e abriu o segundo set com quebra: 3/1. O brasileiro seguiu com vantagem, mas o argentino também não estava dando espaços. Mesmo com um jogo disputado, o carioca seguiu com a liderança no placar e fechou o segundo set por 6/4.
O brasileiro descobriu o caminho da vitória no terceiro set. Passou a usar menos a força e mais a inteligência contra o argentino. Coria começou a ter dificuldades de se defender contra João, que garantiu uma quebra logo no início do set. Com outra quebra, o carioca garantiu a vitória em Buenos Aires por dois sets a um, com as parciais 2/6, 6/4 e 6/2.