O Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF) recebeu atletas universitários de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal e autoridades do mundo esportivo para a cerimônia de abertura das seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
As seletivas irão definir os campeões nacionais para algumas modalidades que estarão nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Chengdu, na China.
Inclusão, respeito e tolerância nas competições, segundo a diretora de Esporte Educacional do Ministério do Esporte (MEsp), Cássia Damiani, são valores que devem ser colocados em prática e preservados no esporte, além de desejar boa sorte a todos os atletas inscritos nas seletivas.
Lei também: https://vanguardadonorte.com.br/esporte/copa-tatames-fight-shop-de-jiu-jitsu-ainda-recebe-inscricoes/
“Nestas seletivas saberemos quem são os atletas que irão representar o Brasil e os que irão alcançar o índice no atletismo e na natação. Tínhamos a expectativa de contar com 500 ou 600 atletas, mas já temos mais de 1.250 atletas inscritos, isso demonstra o interesse dos atletas pelo esporte universitário”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDU), Luciano Cabral, que também agradeceu o apoio do Ministério do Esporte e da Secretaria de Esporte do Distrito Federal para viabilização do evento.
Entusiasmo
O entusiasmo e a vontade de competir e vencer tomam conta das delegações que estão buscando vagas para os Jogos Mundiais, na China. “Sou do atletismo, lançamento de dardo. Minha expectativa é positiva, vem de algum tempo de treino. Estou trabalhando para alcançar bons resultados e conquistar o pódio”, disse a atleta maranhense Maria Cristiane Barbosa, representante da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Outro atleta que busca o bicampeonato é o brasiliense Genivaldo Duarte, 40 anos, do parabadminton. No ano passado ele foi campeão na modalidade. “Estou confiante”, assinalou.
Pela primeira vez nos JUBs, o cearense José Rolim, 30 anos, acentuou que a perspectiva é muito boa. “Já conquistei o terceiro lugar nos 100m rasos e fui campeão nos 400m rasos. Na quarta-feira (14), disputarei os 200m livre”, contou.
Integram o cronograma da competição: saltos ornamentais; taekwondo; badminton/ parabadminton; atletismo/atletismo paralímpico; natação/natação paralímpica. São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas no evento – entre atletas, comissão técnica e comitê organizador.
Nessa competição, os atletas do paradesporto serão definidos como campeões nacionais em suas respectivas modalidades.
Também participaram da cerimônia de abertura, a vice governadora do DF, Celina Leão; o secretário de Esporte e Lazer do DF, Júlio Ribeiro; o vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco Antônio La Porta; e o deputado distrital Martins Machado. Todos subiram ao palco e desejaram boa sorte aos atletas.
*com informações da Assessoria de Comunicação Social – MEsp