Recém-homenageado no Hall da Fama de um dos principais torneios de luta do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC), o amazonense José Aldo confirmou presença para prestigiar a próxima edição do Troféu José Aldo, do Open Extreme Manaus, que acontece em 5 de agosto.
Inicialmente famoso pelo Kickboxing, o Open Extreme, que acontece desde 2016, vai contar com lutas de artes marciais mistas (MMA) e também de Boxe, modalidade que José Aldo migrou, após a aposentadoria dos octógonos.
“O Aldo gostou muito da primeira edição, assistiu o vídeo e falou: ‘pode fazer a segunda edição, que eu vou confirmar presença’ e por isso, a gente vai fazer a segunda edição aqui em Manaus novamente. Na primeira a gente teve cerca de 3 mil pessoas e. agora que eu confirmei a presença [do Aldo], muita muita gente me mandou mensagem, então eu creio que esse número é capaz de dobrar”, revela Marcelo Pontes, CEO do Open Extreme.
Marcelo, que é filho do renomado Meste Márcio Pontes, faixa-preta em Jiu-Jitsu, também idealizador do Open Extreme e ex-treinador do “Campeão do Povo”, conta ainda que foi o pai quem realizou a intermediação até que o lutador confirmasse presença na capital amazonense e que a expectativa para esta edição é boa.
“A gente vai fazer uma megaestrutura e um megaevento. Serão 16 lutas, com destaque desta edição para o confronto entre o atleta Bruno Brito e Heglerson Cordeiro “Mata Boi” que disputam o cinturão da categoria até 52 kg para unificar o título. Tem também a luta da Carol Albuquerque, da Thamyres ‘Brutinha’, que são algumas atletas revelação aqui do nosso estado”, destaca o CEO.
A programação do Open Extreme Manaus, com a segunda edição do Troféu José Aldo, acontece no ginásio da recém-reformada Praça de Alimentação do bairro Dom Pedro, localizado na zona centro-oeste da cidade. A entrada para a arquibancada será gratuita, mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.
José Aldo
Nascido em Manaus, em 9 de setembro de 1986, José Aldo, ainda criança, partiu para o Rio de Janeiro sozinho em busca do sonho de lutar Jiu-Jitsu. Morou numa academia e chegou a passar fome.
Aldo anunciou a aposentadoria do MMA no dia 27 de setembro de 2022, aos 36 anos de idade, com um cartel de 31 vitórias e apenas oito derrotas. No UFC, foram 17 vitórias e 7 derrotas. É considerado o maior campeão da categoria peso-pena. É considerado o lutador peso-pena mais condecorado da história do MMA.
Os principais triunfos foram sobre Chad Mendes (duas vezes), Chan Sung Jung, Cub Swanson, Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Marlon Vera, Mike Brown, Pedro Munhoz, Renato ‘Moicano’, Rob Font e Urijah Faber. Por sua origem e história humilde, é conhecido como “Campeão do Povo”.