Ex-campeão do UFC, José Aldo dá continuidade na trajetória dos esportes de combate, agora no boxe. Neste domingo (2), o amazonense enfrenta o argentino Esteban Gabriel Espindola, na Upper Arena, no Rio de Janeiro.
José Aldo, de 36 anos, é um dos principais representantes do Brasil na história dos esportes de combate, em especial as lutas marciais mistas (MMA). O atleta estreou pelo UFC em 2011, foi campeão do peso-pena (66 quilos), disputou o título do peso-galo (61 quilos) e se tornou integrante do “Hall da Fama” do que é considerado o maior campeonato do mundo.
Empolgado com a nova fase da carreira, o brasileiro luta contra no ringue pelo “Shooto Boxing”, às 18h (de Manaus). O compromisso corresponde ao terceiro combate de Aldo no boxe, uma das especialidades dele quando competia no MMA.
O lutador amazonense venceu Emmanuel Zambrano, em fevereiro e empatou com Jeremy Stephens, em abril, em luta polêmica. O argentino Esteban Gabriel, em contrapartida, busca a primeira vitória no boxe, após duas aparições no ringue que terminaram em um empate e uma derrota.
Em sua carreira, Aldo venceu 31 lutas e perdeu oito vezes. No UFC, foram 17 vitórias e 7 derrotas. É considerado o maior campeão da categoria peso-pena .
Os principais triunfos foram sobre Chad Mendes (duas vezes), Chan Sung Jung, Cub Swanson, Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Marlon Vera, Mike Brown, Pedro Munhoz, Renato ‘Moicano’, Rob Font e Urijah Faber.
Mayweather à vista
A partir da grande estreia nos ringues do boxe, José Aldo já expande os horizontes ao “Monte Olimpo” da modalidade. Durante uma coletiva de imprensa do Shooto Boxing, o amazonense confirmou a negociação para enfrentar um dos maiores nomes do mundo da luta: Floyd Mayweather.
“A parte dele já aceitou, a nossa também. Falta só o pessoal de lá [promotores] fechar a luta. Está muito próximo, Dedé e o Ali (Abdelaziz) que estão fechando. Logo, logo a gente pode fechar o contrato. Do lado dele pode ser exibição, mas para mim não, aqui é porrada. Da minha parte, vai ser soco na cara do mesmo jeito e ele sabe disso. Estamos em negociação e se Deus quiser vai dar certo. E não tem como, exibição não. Aqui é luta”, revelou Aldo.
Mayweather fez sua última luta de boxe profissional contra Conor McGregor, em 2017, quando anotou seu triunfo de número 50 no cartel que segue invicto. Desde então, o americano, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, se dedica a duelos de exibição ao redor do mundo.