Pela primeira vez na carreira, a tenista paulista Luisa Stefani disputará o WTA Finals, competição que reúne as oito melhores duplas da temporada. Ao lado da húngara Timea Babos, a brasileira se classificou com os pontos obtidos com o vice-campeonato do WTA 500 de Ningbo, na China, encerrado no domingo, 19. Na decisão do título, Stefani e Babos foram superadas pela dupla da norte-americana Nicole Melichar-Martinez com a russa Liudmila Samsonova, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 10/8.
A WTA confirmou na segunda-feira, 20, que a parceria Stefani e Babos é a sétima melhor de 2025. O Finals ocorrerá entre 1º e 8 de novembro, em Riad, na Arábia Saudita. Está será a segunda participação do Brasil na competição – a primeira foi em 2022, com a dupla de Beatriz Haddad Maia com a cazaque Anna Danilina.
Este ano, a dupla de Stefani foi campeã do SP Open, WTA 250 na capital paulista, e de outros dois WTA 500, em Linz, na Áustria, e em Estrasburgo, na França.
“Superfeliz de conquistar a vaga para o Finals. Era um dos meus maiores objetivos do ano, então fico ainda mais orgulhosa dessa temporada e de ter a oportunidade de fechar com chave de ouro em Riad entre as oito melhores duplas do mundo”, festejou Stefani.
A paulista de 28 anos, tem muito a comemorar. Ela subiu da 22ª para 17ª posição no ranking mundial de duplas, atualizado na segunda. Primeira medalhista olímpica do tênis brasileiro – ao lado de Laura Pigossi nos Jogos de Tóquio –, Stefani faz parte da equipe brasileira que disputará os playoffs da Billie Jean King Cup, torneio de tênis feminino entre nações, nos dias 15 e 16 de novembro, em Hobart, na Austrália.
Duplas classificadas para o WTA Finals 2025:
1ª – Sara Errani (Itália) e Jasmine Paolini (Itália) – quatro títulos, entre eles Roland Garros
2ª – Taylor Townsend (EUA) e Katerina Siniaková (República Tcheca) – três títulos, entre eles o Aberto da Austrália
3ª – Gabriela Dabrowski (Canadá) e Erin Routliffe (Nova Zelândia) – três títulos, entre eles o US Open
4ª – Elise Mertens (Bélgica) e Veronika Kudermetova (Rússia) – título de Wimbledon
5ª – Diana Shnaider e Mirra Andreeva – dois títulos
6ª – Su-wei Hsieh (Taiwan) e Jelena Ostapenko (Letônia) – vice-campeãs de três torneios, entre eles Aberto da Austrália e Wimbledon
7ª – Timea Babos (Hungria) e Luisa Stefani (Brasil) – três títulos e vice-campeãs do WTA de Ningbo
8ª – Asia Muhammad (EUA) e Demi Schuurs (Holanda) – dois títulos