Manaus é pré-candidata ao título de Cidade Sul-Americana do Esporte, prêmio concedido pela Aces Europa, organização sem fins lucrativos e parceira oficial da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Para oficializar a candidatura, ainda faltam etapas do longo processo da Aces, que vem com uma comitiva à Manaus em outubro. A organização atribui anualmente, além da Cidade Sul-Americana, títulos de reconhecimento de Capital Mundial, Europeia, Região, Cidade, Ilha e Comunidade esportiva pelo mundo todo.
“O objetivo é encorajar iniciativas públicas e privadas para aumentar o apoio ao esporte, não só de uma perspectiva profissional, mas também como canal para coesão social, para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma a instituição, fundada em 1999 e com base em Bruxelas, capital da Bélgica.
Presidente da comitiva de candidatura e vice-presidente da Fundação Manaus Esporte, Aurilex Moreira conta que o primeiro contato com a Aces aconteceu durante a passagem do gabinete da Prefeitura pela Europa, quando David Almeida (Avante) correu a Maratona de Barcelona e atuou na divulgação da Maratona Internacional de Manaus.
“Um prefeito participar e divulgar maratonas, com o slogan de ‘Manaus Esportiva’, chama bastante atenção. Quando recebi a sugestão, achei a cara da cidade e descobri que a Aces já estava buscando contatos em Manaus, também muito por conta das questões de meio ambiente e preservação. Eles ficaram empolgados, encantados com o fato da cidade ser candidata e querer participar do processo”, revela.
Sendo assim, após os primeiros contatos remotos com representantes europeus, a municipalidade confirmou o interesse em participar da premiação. Agora, as comitivas de avaliação da Aces e do Parlamento Europeu vêm para Manaus em 24 de outubro para a continuidade das fases subsequentes.
“Participaremos de uma avaliação de três dias do que apresentamos em um vídeo institucional e num dociê, que além da secretaria de esporte, inclui também saúde, turismo, cultura, educação e meio ambiente, o que fazemos e o que queremos fazer em termos de política pública e infraestrutura”, completa Moreira.
Reconhecimento internacional
Manaus, de forma geral, vive um período de “renascimento” esportivo, com resultados expressivos não só no futebol, mas também no vôlei, nos esportes universitários, aquáticos e no mundo da luta. Isto deve-se, em parte, a iniciativas como “Manaus Olímpica”, “Esporte na Comunidade” e a “Manaus Esportiva”, que utilizam a prática esportiva como política pública, dentre outras também do Governo do Estado.
“Caso nosso dociê seja aprovado, confirmamos a candidatura definitiva, com a ida do Prefeito para apresentar a cidade a 55 países do mundo todo e ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. É um marco na nossa cidade, algo muito importante que vai abrir as portas para investimentos externos não só na área esportiva”, argumenta o presidente da comitiva manauara.
Benefícios de ser a Cidade Sul-Americana do Esporte
Apesar da premiação ter como plano de fundo o incentivo esportivo, ela garante também reconhecimento internacional, impacto midiático, retorno de investimento, rede de interlocução ativa e a possibilidade de concessões na União Europeia.
Segundo a Aces Europa, a cidade premiada será reconhecida como “Mestre dos Esportes” a nível internacional, com possibilidade de sediar competições de renome durante o calendário anual. Além disso, a condecoração garantes legados constatados em outras localidades.
“Em Antwerp, Capital do Esporte em 2013, a população esportivamente ativa aumentou 10%. Torino, Capital Europeia do Esporte em 2015, teve mais de mil eventos esportivos [pós-premiação]. Na Andalusia, Região Europeia do Esporte em 2021, houve retorno de investimento de 156 milhões de euros”, destaca a organização.
A definição da Cidade Sul-Americana do Esporte vai acontecer em 2024, com metas que devem ser cumpridas na área social, educacional e, evidentemente, esportiva. Os vencedores de todas as premiações da Aces Europa serão anunciados em novembro, na sede da Unesco, em Paris.