A 5ª edição da Liga Brasileira 1XBET de Futebol Americano (Liga BFA) começa no domingo (6) para o Manaus Futebol Americano. Às 14h, o time amazonense recebe o Vingadores (PA) no campo do SEST/SENAT, localizado na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.
Considerada a maior competição de futebol americano da América Latina, a Liga BFA reúne 30 times de todo o Brasil. Eles são divididos em cinco conferências, que delimitam confrontos regionais na primeira fase. O início do torneio aconteceu ainda em julho, com jogos das conferências Centro-Oeste, Sul e Nordeste.
O atual campeão e principal equipe no cenário nacional é o T-Rex (SC), que venceu o União da Serra (RS) por 35 a 0 na abertura. Campeão do Norte em 2022, no campeonato da Confederação Brasileira de Futebol Americano, o Manaus integra a conferência regional com Remo Lions (PA) e São Luís Sharks (MA), além do adversário da estreia.
Vingadores e a revanche
O primeiro jogo da equipe amazonense tem uma motivação extra. A equipe do Vingadores é a atual campeã da Conferência Norte da liga, com vitória sobre o Manaus, mas perdeu duas decisões para o time da casa: a Copa Norte, em 2017 e a final de conferência da Liga BFA, em 2019. O head coach Rodrigo Rios, de 34 anos, destaca que há sentimento de revanche.
“Acredito que o esporte sempre nos dá revanches e pontos a melhorar. Não vejo muito pelo lado da derrota, qualquer situação é um aprendizado e uma maneira de profissionalizar melhor meu trabalho. Agora é outra oportunidade para isso, então claro que é uma mentalidade de revanche e de que o processo que estamos passando tenha o impacto que queremos”, afirma o treinador mexicano.
Com mais de uma década de experiência como treinador de futebol americano, Rios acumula passagens por ao menos nove equipes, dentre brasileiras, mexicanas e italianas. A caminho da segunda temporada como head coach do Manaus, ele destaca a mudança de mentalidade em relação ao trabalho e prega respeito ao processo.
“No primeiro ano conseguimos a implementação da cultura, do processo disciplinar e minha forma de trabalho. Hoje, conseguimos uma mudança radical na equipe, caminhamos realmente na mesma linha de trabalho, o que nos faz acreditar nos objetivos traçados. Todos queríamos conseguir coisas grandes no primeiro ano, mas é um processo. Queremos dar um passo maior, me sinto confiante, confio na equipe e neste domingo, é um bom momento para demonstrar tudo que estamos construindo”, esclarece Rodrigo Rios.
Reforços para a Liga BFA
De olho na retomada do título da Conferência Norte da Liga BFA, o Manaus anunciou reforços para compor o elenco, que atualmente conta com 56 atletas. Para o time de ataque, as novas aquisições foram o running back Carlos Medeiros, ex-Itajaí Almirantes (SC) e o norte-americano Nicholas Cade, que pode atuar também na defesa e no time de especialistas.
Além deles, o clube anunciou os jogadores de linha ofensiva o gaúcho Claiton Lima, ex-Almirantes; Luís Claudio, ex-Espectros e Piratas, do Nordeste; e Marcos Guerra “Turtle”, ex-Galo FA (MG).
Para a defesa, chegaram os linebackers Igor Rego, ex-Vingadores, Felipe Brandão, ex-Cavaliers (AM) e o norte-americano Jordan Zilbar, bem como o defensive back André Cox Jr., ex-Gama (DF). Para fechar os reforços, o Manaus anunciou ainda Andrew Bernardini, que atua como defensive back, linebacker e coordenador defensivo, considerado uma das referências do país.
“Nossa equipe vem treinando há quatro meses em conjunto, criando irmandade com a chegada de novos atletas, a cultura vem fortalecendo e minha expectativa é da gente fazer um bom jogo. Vamos controlar o que podemos controlar, se vencermos a batalha com nós mesmos, o resultado é a vitória [no domingo]”, afirma Bernardini.
Mentalidade e disputas acirradas
Vindo da Europa para auxiliar na estruturação defensiva do Manaus, Andrew Bernardini tem passagem pela seleção brasileira da modalidade. Ele ressalta que a chegada de estrangeiros na Conferência Norte ajuda a elevar o nível competitivo e espera confrontos disputados em 2023.
“Houve mudanças defensivamente, tanto na questão de reforços, quanto em ideologia e filosofia. A defesa está diversificada, híbrida e estrategicamente, tem muitas variedades. É uma defesa simples, rápida e o que eu quero é um ‘arroz com feijão’ bem feito, que é o necessário para ir longe no Campeonato Brasileiro”, completa o atleta.
A expectativa para a estreia é grande e os principais pontos de mudança, que os pilares da equipe destacam, são aspectos mentais. “Trabalhamos desde o ano passado para construir uma equipe comprometida, disciplinada, com uma cultura de trabalho. Queremos que o processo que passamos dentro da equipe tenha impacto total dentro de campo”, avalia o head coach.
Manaus Futebol Americano
Campeão do Norte do Campeonato Brasileiro promovido pela CBFA e vice-campeão da Conferência Norte da Liga BFA, o Manaus Futebol Americano surgiu há oito anos, como equipe amadora do Manaus Futebol Clube.
Em 2018, o então Manaus Broncos uniu-se ao campeão amazonense de futebol daquele ano, o Manaus FC, com a adoção das cores do clube: verde, preto e branco. O time representa o Amazonas em competições estaduais e nacionais, com aproximadamente 150 atletas associados, dividido em duas modalidades: Futebol Americano Elite e Futebol Americano Desenvolvimento.
Crescente a cada dia no Brasil em números de fãs e consumidores, o futebol americano é consumido, indireta e diretamente, por aproximadamente 16% da população, com 35,4 milhões de torcedores no país, segundo a Liga BFA.
Para difundir o esporte no Amazonas, o Manaus afirma que não mede esforços na busca por conhecimento técnico e suporte multidisciplinar, com o objetivo de proporcionar, aos atletas, melhora do desempenho, sem esquecer o lado humanitário, com projetos de integração social à comunidade.
Segundo o site oficial do clube, há um programa em desenvolvimento para recrutamento de novos integrantes aberto, com foco no aprimoramento da equipe forte para a elite da BFA. “O foco são jovens, com no mínimo 18 anos completos, com experiência na modalidade, que tenham vontade de evoluir o seu jogo, melhorar a parte física, técnica e tenham comprometimento com o futebol americano”, diz.