A seleção brasileira irá realizar na Arena da Amazônia, em Manaus. a partida das eliminatórias da Copa do Mundo 2026 contra a Argentina, em novembro. Foi o que afirmou em sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (12) o deputado estadual Ednailson Rozenha (PMB), que também preside a Federação Amazonense de Futebol (FAF).
De maneira breve, o dirigente da FAF também acenou que houve garantias da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de que Manaus irá sediar, em novembro, a partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 entre Brasil e Argentina.
“Estive em Belém, na sexta-feira (8) para assistir o jogo da seleção brasileira, e o presidente da CBF garantiu um jogo da seleção no Amazonas e isso nos dá muita felicidade”, comemorou.
Leia também: Federação Amazonense critica VAR e repudia agressões em jogo do Amazonas FC
Cidade sede
Não ocasião Rozenha também confirmou Manaus como cidade sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. Segundo o dirigente da FAF, a confirmação de Manaus como cidade sede do torneio mundial de futebol foi garantida pela CBF.
“A gente conseguiu semana passada costurar junto ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a certeza de que Manaus será uma das 10 sedes da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Ou seja, o que aconteceu na Austrália e na Nova Zelândia entre julho e agosto, acontecerá em Manaus no ano de 2027”.
Rozenha afirma ter recebido o sinal positivo após reunião com a comitiva da CBF que trata da escolha das cidades sede. “Manaus receberá um evento de grandiosíssimo porte que é a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Manaus merece, o Amazonas merece e nós temos como receber o evento, sim”, garantiu.
Copa da Floresta
O presidente da FAF também aproveitou seu momento no púlpito da casa legislativa para fazer um balanço da Copa da Floresta, evento iniciado em 16 de agosto e que se estende até 14 de outubro, com 36 ligas do interior do Amazonas.
“A Copa da Floresta, uma competição da FAF e da CBF, com apoio incondicional do governo do estado, está um sucesso. Em São Paulo de Olivença mais de 6 mil pessoas foram ver o jogo. Esse fim de semana, milhares de pessoas foram ver a final do Grupo 4 em Humaitá e o que mais me deixa feliz é que os hotéis estavam lotados, os restaurantes venderam como nunca”, destaca Rozenha, que continua. “Futebol não é só um jogo de bola, futebol é um negócio, é geração de renda, futebol é prosperidade”, fecha.
O dirigente ainda mencionou as dificuldades de se realizar um evento esportivo, de grande porte, em várias localidades do interior do Amazonas.
“A Copa da Floresta é um evento grandioso, porque fazer futebol em um estado com as condições logísticas e geográficas do Amazonas é um desafio. Mas a Copa da Floresta nasceu para integrar o povo do interior. Nasceu para que os povos tradicionais tenham acesso a um futebol de qualidade, tenham acesso a uma competição chancelada pela CBF, por que quem mais precisa ser alcançado por essas ações é o homem e a mulher do interior”, definiu Rozenha.