Morreu na tarde desta terça-feira (4) o ex-dirigente do São Raimundo-AM, Ivan Guimarães, aos 67 anos. Ivan estava internado no hospital Rio Negro e faleceu vítima de falência múltipla dos órgãos.
Em 1996, Ivan Guimarães, ao lado de Manoel do Carmo Chaves, o Maneca, propôs ao então presidente do São Raimundo, Orlando Saraiva, a criação de um departamento autônomo dentro do clube. Com o aval do mandatário e de outros diretores, teve início o projeto que resultaria em um tempo de glórias ao Tufão.
Nas redes sociais, o clube se manifestou e lamentou o falecimento. Em homenagem ao legado de Ivan, o presidente Josimar Alves decretou três dias de luto oficial.
Durante sua trajetória no São Raimundo, Ivan conquistou cinco títulos estaduais (97,98,99,04 e 06), foi tricampeão da Copa Norte (99,00 e 01) e o vice-campeonato da Série C do Campeonato Brasileiro, vencido pelo Fluminense e que levou o São Raimundo a sete anos consecutivos na disputa da Série B do Brasileirão.
Além do Tufão, Ivan foi dirigente do Nacional e de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF).
Ele também foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Amazonas (ACLEA) e, nos últimos oito anos, chefiava o departamento de esportes da Rádio Rio Mar, onde era apresentador e comentarista nas jornadas esportivas.