Neste sábado (29), Nacional e Manaus se enfrentam em jogo único pela final do segundo turno do Campeonato Amazonense, às 17h (horário local), na Arena da Amazônia.
A última vez que as equipes disputaram uma final de turno do Barezão foi em 2019, também em partida única.
Naquela oportunidade, o Manaus jogava pelo empate. O Gavião resistiu à pressão do Nacional com uma grande atuação do goleiro e ídolo Jonathan, garantindo a conquista do returno.
A partida foi bastante intensa, com os ex-atacantes do Manaus, Rossini e Mateus Oliveira, sendo expulsos. Mateus, inclusive, foi escoltado pela polícia ao deixar o campo.
Ao final, um torcedor do Manaus invadiu o gramado e tentou agredir o árbitro Carlos Augusto S. de Souza, mas foi impedido pela polícia.
Naquele ano histórico para o Gavião, o Manaus era dirigido pelo atual técnico do Nacional, Wellington Fajardo, que conquistou seu tricampeonato Amazonense após vencer o Fast na final geral, garantindo a participação nas competições nacionais.
No segundo semestre, a equipe conseguiu o acesso à Série C e ficou com o vice-campeonato brasileiro da Série D.

Esse será o segundo encontro entre os times na temporada. O primeiro aconteceu na abertura do Campeonato Amazonense, quando o Nacional derrotou o Manaus por 1 a 0, com gol de David Peninha, na Arena da Amazônia, e assumiu a faixa de atual campeão.
Na história dos confrontos, as equipes se enfrentaram em 29 ocasiões, com 13 vitórias do Nacional, 9 vitórias do Manaus e 7 empates.
Com a classificação para a final do segundo turno, o Manaus garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, assim como o Nacional, que obteve a vaga por conta da melhor campanha geral.
O confronto único da final do segundo turno entre Nacional e Manaus será neste sábado (29), às 17h, na Arena da Amazônia.
Nenhuma das equipes possui vantagem no empate. Se o jogo terminar igualado no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
Além disso, o vencedor do returno garantirá vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde do próximo ano.