Diante de uma Philippe-Chatrier lotada, Rafael Nadal fez aquele que pode ser o seu último jogo em Roland Garros, Grand Slam que ele dominou por anos e do qual detém o recorde de 14 troféus. O adversário quis o destino que fosse Alexander Zverev, a quem o espanhol enfrentara na semifinal de 2022, ano de seu último título no saibro de Paris, na França.
Apesar de ter feito um bom jogo e disparado golpes que fizeram lembrar os bons tempos em quadra, Nadal acabou não resistindo ao atual número 4 do mundo e perdeu por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6(5) e 6/3, sendo eliminado na primeira rodada nesta segunda-feira, 27, o que nunca acontecera com ele antes no torneio francês.
Enquanto muitos entendem que esta é uma temporada de despedida para Rafa, o espanhol não garantiu se tratar de sua última participação em Roland Garros e ainda disse que deseja jogar a Olimpíada de Paris-2024, onde as disputas do tênis serão realizadas justamente no complexo do Grand Slam.
“É difícil, para mim, falar. Não sei se será a última vez que estarei aqui na frente de todos vocês, honestamente”, disse Nadal. “Não tenho 100 por cento de certeza, mas se for a última vez, eu aproveitei. O público foi incrível durante toda a semana de preparação e os sentimentos que tenho hoje são difíceis de descrever em palavras. É especial sentir o amor das pessoas do jeito que senti no lugar que mais amo.”
“Passei por dois anos muito difíceis em termos de lesões. Fui competitivo, tive minhas chances, mas não foi o suficiente diante de um grande tenista como Sascha”, avaliou o espanhol, cuja derrota desta é apenas a quarta dele no saibro parisiense.
Se depender de Nadal, as especulações em torno de sua aposentadoria vão continuar. Ainda em quadra, o espanhol voltou a dizer que seu futuro segue indefinido.
“Como disse, há uma grande chance que seja meu último Roland Garros, mas se eu tiver que dizer a vocês com 100% de certeza que será meu último Roland Garros, desculpa, mas não vou, porque não posso prever o que vai acontecer. Espero que vocês entendam.”
“Para todas as pessoas, o que vocês me fizeram sentir aqui é inesquecível. Obrigada, do fundo do meu coração”, finalizou o Rei do Saibro.